Prefeito de Santa Bárbara mudou o discurso
Em Santa Bárbara, os “bombardeios” sobre o PT na eleição de 2012 por parte do grupo do então candidato, hoje prefeito Nilton César Estrela de Menezes, mais conhecido por Niltinho (PP), transformou-se em alegria e lá estava ele e seu grupo para receber Rui Costa. A “caravana do 13”, chegou ás 10h30 na cidade, e fizeram questão de acompanhar a carreata seguida de comício em Araci que aconteceu a noite.Detalhe: esse cidadão a esquerda da foto sorridente é o professor Jailson ex-prefeito e não continuou sendo o gestor porque Niltinho lhe derrotou em 2012, aliás deu o troco, pois ele venceu Niltinho em 2008. Assim sendo que ficou em Santa Bárbara para os outros candidatos de oposição afinal?
Candidatos marcaram presença na carreta de Serrinha
A cidade de Serrinha governada pelo petista Osni Cardoso foi bastante concorrida no sábado, foram necessárias três caminhonetes para que os candidatos desfilassem em carro aberto pelas ruas da cidade. Na primeira só a chapa majoritária, Rui, Otto juntamente com o prefeito anfitrião e o de Coité Assis. Mais tarde subiu o de Lamarão Dival todos do PT e o empresário Vardinho Serra. No segundo carro Aderbal Caldas, Moema, Joseildo e Cacá Leão, acompanhados do vice prefeito de Barrocas Tita de Roque que aparece conversando com um homem de preto não identificado pelo Calila. No terceiro carro Gika acenando para o povo e Fernando Torres. Esteve no carro também o prefeito de Ichu George.
Barrocas I – Vereador chateado por não ter seu nome divulgado no carro de som de Rui Costa
Um grande numero de pessoas se aglomerou no meio da pista na altura do Bairro Santa Rosa saída para Serrinha, para esperar a comitiva de Rui Costa, quem estava com o microfone no mine trio era Natalício, locutor da cidade, e como de costume, fala a todo instante o nome dos políticos da localidade, só que naquele momento Natalício seguia a ordem da coordenação para não falar nada mais do que tinham passado para ele. De lá debaixo o vereador Kekeu acenava para o locutor “fala meu nome”, o locutor seguindo a recomendação da coordenação não falava e precisou descer do trio para explicar, mas não adiantou, enfurecido, o vereador disse que os forasteiros não mandavam em nada lá, e a pessoa que passou a recomendação tentou justificar (esse parcialmente calvo) , mas o edil (no destaque) não aceitou e ficou irritado.
Barrocas II – Formigão quase tirou Otto do sério
O mine comício que aconteceu na Praça São João, em Barrocas, teria que ser rápido igual a “coice de porco” , pois a comitiva já estava atrasada para passar por Teofilândia e encerrar com comício em Araci, Almir abriu o discurso falou pelo tempo de dois ou três oradores e disse que não queria se alongar muito, pois tinha motivos, por tudo que o governo Wagner fez em seu município.Depois falou Leão, falou Otto e Formigão, antes de Rui. Otto bem não tinha engrenado o discurso, eis que surgiu um homem falando dos direitos da população, Otto tentou explicar algo que se tornou inexplicável, então perguntou? Como você se chama? Formigão. Respondeu o homem que dividiu praticamente o tempo de discurso de Otto com questionamentos lógicos, que até o candidato ao Senado reconheceu.
Fernando Nere chateado com Ribeiro Tavares
O prefeito de Candeal Fernando Nere (PMDB), acompanhou a comitiva de Serrinha a Araci. Em determinado momento Fernando encontrou com o CN e disse que estava “meio chateado” com o ex-prefeito Ribeiro Tavares, também do seu partido, por não lhe acompanhar nesta eleição. Ribeiro vai fazer uma caminhada “solo”, apoiando os candidatos da oposição, Paulo Souto e Geddel, além de candidato a deputados individual. Nere não ficou satisfeito pois está na mesma linha de Everton Pereira Cerqueira. Zezo, como é conhecido disse ao CN que Ribeiro Tavares devia seguir os candidatos do governo, pois está sendo construído um asfalto de primeiro mundo na região e isto vai melhorar a vida de todos. A cidade vai ficar melhor, principalmente com o acesso na entrada principal, “daí achava que todos deviam seguir Wagner”, desabafou o prefeito de Candeal, meio que chateado com seu antecessor.
Em Cansanção todos querem ficar perto do governador
Em 2010, Rui Costa teve mais de cinco mil votos em Cansanção para deputado federal e no ano seguinte foi para o palanque dos Almerindo naquela eleição suplementar, agora está o ex-prefeito Ari disputado com Ranulfo Gomes quem será o dono dos votos para Rui Costa. Os dois estavam em Araci e só desceram do palanque depois que deram um abraço em Costa e CN viu, Ari foi o primeiro.
Comício em Araci I – Quem sustenta a política, na opinião do governador Jaques Wagner, são os prefeitos, vice e vereadores. “Quando a necessidade aparece, a primeira porta que povo bate e na porta deles”, externou o governador ao finalizar seu discurso em Araci. As palavras de Wagner foram ouvidas por um grande número de prefeitos, vices e vereadores, principalmente por onde passou a carreata. Todos os municípios por onde Rui passou, em o apoio do prefeito e om exceção de Santa Bárbara, em 2010, votaram em Wagner.
Comício em Araci II
E por falar no comício em Araci, não foi visto no palanque ninguém ligado a ex-prefeita Nenca. Ela deixou o DEM, partido que ganhou a eleição em 2008 e passou para o PSD, por onde perdeu a eleição em 2012. Nem Zé Nunes (PSD), nem Mário Júnior (PP), candidatos a deputados federais apoiados pelo grupo da ex-democrata não foram ao comício de Araci.Detalhe: Ambos são coligados de Rui Costa, Mário por Leão candidato a vice e Zé Nunes por Otto Alencar candidato ao Senado.
Comício em Araci III
O comício da coligação “Pra Bahia Mudar Mais” em Araci foi mais do PT. As pessoas, na maioria vestidas de vermelho, externava o “fogo” da militância política petista, com palavras de ordens, estrela no peito e bandeira nas mãos. No palanque, candidatas a deputadas Fátima Nunes, Cecília Petrina, Elizangela da CUT, Moema Gramacho, deputados Bira Coroa, Gika Lopes, Emiliano José, José Paulo, Joseildo Ramos, todos do PT. Exceção para Paulo Câmara (PDT) e Félix Mendonça Junior também do PDT, candidatos apoiados pelo prefeito Silva Neto.