O candidato à Presidência da República, Aécio Neves (PSDB), visitou na tarde de sexta-feira (17), a cidade de Salvador e participou de uma caminhada da Praça Castro Alves ao Pelourinho. Na companhia do prefeito da capital, ACM Neto (DEM), da ex-ministra do CNJ e ex-candidata ao Senado pelo PSB, Eliana Calmon, do ex-governador Paulo Souto e do presidente estadual do PMDB, Geddel Vieira Lima chegou a Praça Castro Alves ás 14h30 e em carro aberto seguiu até o Pelourinho acompanhando por uma multidão que gritava seu nome, aclamava Presidente do Brasil.
Essa foi a terceira viagem de Aécio a Bahia em campanha, ou seja, no primeiro turno. Ao lado de correligionários do PSDB e apoiadores do DEM e PMDB, o tucano começou as atividades ás 13h30 concedendo uma entrevista coletiva à imprensa no hangar da empresa de táxi-aéreo Aerostar onde condenou os ataques feitos pela campanha da candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT). Um dia depois do tenso debate com Dilma, no SBT, Aécio diz que a petista tenta falar de passado e reafirmou o compromisso de buscar um debate propositivo, e que é importante que ele aconteça para que os eleitores possam escolher um dos projetos.
Na Praça Castro Alves o trânsito foi interditado e um grande número de pessoas da capital e do interior aguardava a comitiva, que apareceu em carro aberto por volta das 15h30, Aécio acompanhado do prefeito de Salvador ACM Neto, dos candidatos derrotados Paulo Souto (Governo) Geddel Vieira Lima (Senado) além de outras autoridades.
Os oposicionistas percorreram a Rua Chile, passou ao lado de Elevador Lacerda, Terreiro de Jesus, e alguns ruas do Centro Histórico no Pelourinho onde subiram no mine trio para um breve discurso. O primeiro a falar ACM Neto sentindo a força do PT na Bahia “pegou leve” ao dizer que o povo escolheu o candidato do PT para governar o estado, teve um inicio de vaia ao mencionar essa frase, ele pediu para não vaiar, e foi aplaudido ao informar que Aécio vai vencer para presidente e vai trabalhar em parceria com o governo petista, ” mas com um diferença, o que tem sido feito é pouco, Aécio vai fazer muito mais pela Bahia”, disse o prefeito.
ACM Neto reiterou que o Brasil não se divide. “Norte, Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, o Brasil é um só”. Ele lembrou que o discurso petista de intimidação e ameaças foi derrota com sua vitória na eleição municipal de 2012. “No próximo dia 26, o resultado será o mesmo de 2012”, asseverou confiante.
O discurso de Aécio esteve em sintonia com de ACM Neto, ele disse que queria ser lembrado como o presidente do Nordeste Brasileiro e fez questão de manifestar publicamente a sua determinação de, no caso de eleito, reduzir as desigualdades regionais dando como exemplo seu compromisso com o Nordeste. “Nosso projeto é diminuir essas vergonhosas desigualdades regionais que nos separam e para isso vamos tomar medidas para superar definitivamente a pobreza no País”, assinalou Aécio, sob os brados de seu nome e de “fora PT”, gritados pelos presentes. Os petistas também tem usado esse discurso que os Tucanos nunca olharam pelo Nordeste e que querem dividir o pais.
O candidato tucao foi veemente ao ressaltar que será parceiro da Bahia, independentemente do partido que esteja governando o estado. “Darei o exemplo àqueles que não agem de forma republicana. Vamos libertar o Brasil de um grupo político que tomou o poder e não quer mais sair”, disse, destacando que a adversária petista não tem limites para mentir e não faz o jogo da boa política. “No chão sagrado da Bahia, digo que, a cada calúnia e mentira lançada sobre mim, vou reagir com 10 verdades sobre eles”, concluiu.
Aécio ficou na terceira posição entre os candidatos votados na Bahia, obtendo 1.276.603 votos, correspondendo a 18,27% dos votos válidos, perdendo para Marina Silva (PSD), que foi votada por 1.284.185 baianos correspondente a 18,38% dos votos e em primeiro lugar, Dilma Rousseff com 61,44% dos votos, ou seja, 4.292.325 votos. Visando reverter ou diminuir esse percentual, cinco dias dia após a eleição, foi definido a estratégia de campanha e foram criadas, além da capital, núcleos regionais para mobilizar, distribuir material e fazer propaganda do candidato tucano em 32 cidades.
Na Bahia, o candidato Aécio Neves venceu apenas no município de Buerarema, onde obteve 5.444 votos correspondente a 66,65% dos votos válidos e Dilma Rousseff ficou na segunda posição com 2.103 votos, 25,77% dos votos de um universo de 9.217 eleitores que compareceram ás urnas no último dia 05.
Após o evento em Salvador, sem a presença de Aécio, os líderes oposicionistas seguiram para Alagoinhas, onde houve outro evento do movimento “Muda Brasil”. (VEJA OUTRAS FOTOS)
Por: Raimundo Mascarenhas
09-10-14 – Salvador – Dilma se reuni com prefeitos e vai a igreja do Bonfim agradecer os votos