Com 25.248 votos, o deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB) não conseguiu a reeleição para mais um período de quatro anos na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), porém não desistiu da luta e disse ao CN que vai honrar e cumprir seu terceiro mandato até o dia 31 de janeiro. Álvaro não conseguiu a reeleição por lhe faltar 1.994 votos e disse ao CN que o partido PCdoB não saiu enfraquecido, já que a sigla permanece com três representantes na Alba e com dois deputados baianos em Brasília.
Atendo a luta para ampliar a votação de Dilma Rousseff, Álvaro Gomes, realizou uma campanha ostensiva de visita aos municípios onde votado, contatos permanente com os movimentos sindicais e organizações da sociedade civil, conversando e incentivando a militância para continuidade do projeto que vem melhorando a vida das pessoas desde 2003, quando Lula assumiu os destinos do país e o PCdoB teve uma papel importante, pois foi um dos primeiros a coligar com o PT em todas eleições que disputou a presidência.
Na sexta-feira (24), ele acompanhou o governador eleito Rui Costa durante caminhada em Alagoinha e no trajeto foi complementando as pessoas e pedindo votos para a petista. Ele disse que estava muito alegre e já previa há muito tempo, a eleição do governador Rui Costa no primeiro turno e suas previsões foram concretizadas de forma brilhante e “daremos continuidade ao projeto que melhorou a vida de milhões de pessoas no nosso Estado e agora o nosso desafio é eleger a nossa presidenta Dilma Rousseff no segundo turno com uma vitória esmagadora, porque o povo brasileiro precisa andar para frente e jamais retroceder”, falou Alves.
Satisfeito com a votação recebida, ele aproveitou a presença do CN e agradeceu pelos 25.248 votos que obteve e transmitiu um abraço cada um, e, “claro que o voto é secreto, e não tem como eu abraçar um a um, mas quero que todos vocês se sintam abraçados. Todos aqueles que comigo compartilharam os mesmos ideais e a tarefa de um lutador é uma tarefa em qualquer trincheira. Na realidade, não consegui a eleição para o 4° mandato de deputado, mas me sinto um vitorioso e seria um derrotado se ficasse aprisionado ao poder econômico ou se abrisse mão dos meus princípios éticos e de solidariedade”, externou o comunista.
Álvaro falou também que os verdadeiros revolucionários alimentam sua alma com justiça e a busca da construção de uma sociedade sem opressão e mais humana. “Vamos continuar essa batalha buscando sempre a transformação da Sociedade, afinal nós já conseguimos transformar uma boa parte dela, já conseguimos grandes vitórias com a eleição e reeleição de Lula presidente e a eleição de Dilma. Também conseguimos outras grandes vitórias com a eleição e reeleição do governador Wagner, bem como com sua a reeleição, e, agora, com a eleição no primeiro turno de Rui para governador, a luta continuará e não tenho nenhuma dúvida de que, um dia transformaremos em realidade o nosso sonho de uma sociedade digna, humana, com paz e inclusão social, de uma sociedade onde todos possam viver com dignidade”, concluiu. Nos três mandatos Álvaro apresentou 400 projetos e fez 2.000 pronunciamentos.
Sobre o voto em Dilma, é disse que é necessário avançar mais, ou seja, mais universidades federais na Bahia, continuar reajuste salarial anualmente e elevação das taxas de emprego, estradas recuperadas, uma sociedade com mais inclusão social e combater sempre a extrema pobreza, uma saúde pública com mais qualidade avanço no programa mais médicos, afirmar os 105 do PIB e 75% dos royalties do petróleo para educação, avançar na política econômica, inflação baixa, com mais produtividade e fortalecimento do consumo de massa, “enfim, para o Brasil continuar crescendo em todos os setores”, falou o parlamentar.
Álvaro foi votado em 158 município, recebendo votações expressivas em Salvador (10.603), Gandu (3.069), Rodelas (1.463), Santa Inês (1.354) e Heliópolis (675 votos).