Em nota enviada pela assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Nova Fátima ao CN, sobre a matéria intitulada,” Nova Fátima – Manoel do Paradaise garante que oposição saiu fortalecida da eleição e votação de Dilma será ampliada” nega que os candidatos apoiados pelo prefeito Amado Cunha (PR), ou mesmo a soma dos candidatos votados no município tenham sido minoria, se somados. Na nota, a assessoria cita o exemplo dos comunistas Luciano Soares, que disputou uma vaga para deputado estadual, e Daniel Almeida, que são ligados a base governista no estado, porém as pessoas que lhe apoiaram no município são ligadas a Cunha, na matéria do CN cita Daniel e Luciano apoiados por Gilmário o colocando como liderança independente.
Ainda de acordo com a nota, não é verdade que todos aqueles que votaram na coligação “Pra Bahia Mudar Mais (PT / PP / PSD / PDT / PR / PC do B / PTB / PMN), que tinha Rui Costa como candidato a governador, eleito no primeiro turno, sigam a orientação do ex-prefeito Manoel dos Santos (PT), quando na verdade muita gente votou em candidatos dos mais variados partidos sem representação de liderança no município.
Também foi colocado na nota que, os “cabrestos eleitorais” há muito deixaram de existir e, para votar em governador, senador e presidente, a população não segue as lideranças locais e votam conforme suas opiniões. Diz que os Tom Araújo (DEM), reeleito deputado estadual e José Rocha (PR), reeleito federal, tiveram votação três vezes mais que os candidatos Zé Neto (PT), reeleito estadual e Jorge Solla (PT), apoiados por Manoel.
Amado Cunha, mesmo fazendo parte do PR, partido político da base do governo, não acompanhou os republicanos e votou nos candidatos da chapa democrata encabeçada pelo ex-governador Paulo Souto. Dentre os municípios visitados por Souto na campanha eleitoral, Nova Fátima foi o único que recebeu o candidato democrata para uma caminhada pela cidade. Dos 14 municípios do território do Jacuípe, onde está localizado Nova Fátima, os candidatos da coligação “Unidos pela Bahia”, apoiado também por Amado Cunha, não obteve vitória em nenhum.
Redação CN