O Calila Noticias tem acompanhado o drama de dois irmãos e suas famílias que fazem o Golden Circus, atualmente armado no Distrito de Chapada Município de Riachão do Jacuípe. A nossa equipe fez uma reportagem contando a dificuldade que o circo vinha tendo para atrair o público para os espetáculos, por conta da lona desgastada pelo tempo e muito buraco, que servia de chacota. Mesmo assim, com dificuldade e preço do ingresso muito baixo as apresentações aconteciam para 10,15 ou 20 pessoas.
A situação se complicou no inicio deste mês de outubro quando um vento forte se projetou sob a lona e arrancou por total e se despedaçou, deixando os irmãos Ivanilson e Ivan praticamente sem o “ganha pão”. Tentando arrecadar algo para o sustento, eles tentaram realizar espetáculo mesmo sem lona, contou com a benevolência da população de Chapada, atraiu algumas pessoas e realizaram alguns espetáculos, mas o frio e as vezes a garôa afastaram o público.
O CN esteve na noite deste sábado,18, temperatura agradável e promessa de espetáculo, mas ao chegar não encontrou ninguém.No semblante de Ivanilson (palhaço Pingoleto) é só tristeza, por isso estamos lançando uma campanha ” Faça o Palhaço Sorrir”, esse profissional que durante séculos leva alegria e diversão as famílias. O CN está buscando junto aos órgãos competentes uma forma de adquirir uma lona para o circo, pois segundo Ivanilson, seu espetáculo é de qualidade, “se a gente tiver uma lona boa, a gente sobrevive bem”, garante.
Ainda de acordo com Ivanilson a lona para seu circo é de médio porte e pode ser encontrada pelo valor de R$ 15 a 17 mil, porém “não importa o valor, pode custar um real se tiver bem conservada e puder da segurança aos nossos artistas e o público pra mim está bom demais, garante o proprietário.”
Enquanto a lona não chega, estamos divulgando a conta poupança da senhora Relza F. A. Silva, esposa de Ivanilson para contribuição em qualquer valor.
Caixa
AG 3741
CP 11.104-9
OP 013
As empresas ou pessoas que contribuírem serão consideradas amigas do Golden Circus e uma placa com o nome de cada uma será colocada como agradecimento, importante que faça o deposito ou transferência identificado, caso opte por ajudar no anonimato as famílias circenses agradecem de coração também.
A moradora Maria das Graças, conhecida por Gracinha vai todos os dias ao circo, lamenta retornar pra casa sem assistir ao espetáculo, segundo ela, conhece o circo a cinco anos, e as famílias que compõem são muito amigas e merecem o carinho da comunidade. Ivanilson disse que a população de Chapada é muito solidária quando vai ao circo mais com o intuito de ajudar.” Veja como são as coisas, a cinco anos inaugurei a lona nova aqui em Chapada, aqui ela rasgou”, lembrou Ivanilson.
Circo de pequeno porte passa por dificuldade e pede ajuda para continuar levando alegria
Lona do Golden Circus desaba com ventania e situação das familias fica mais complicada
Circo Picolino luta pela mesma causa em Salvador
Por ironia do destino o Circo Picolino que também é Escola de Arte do Circo na Orla de Salvador com tradição de 30 anos, teve a lona rasgada pelo vento na mesma semana que aconteceu com a lona do Golden Circus, mas esse circo que um dia Ivanilson trabalhou e levou seus conhecimentos a muitas crianças que admiravam cultura circense está com um grande número de artistas baianos engajados para reerguer o Picolino, tendo a frente a cantora Margareth Meneses.
A partir desse domingo inicia-se uma grande campanha em prol do Picolino, são mais de 40 atrações, como a Banda Armandinho, Dodô e Osmar, o ator Jackson Costa, o cantor Tuzé de Abreu, Grupo Garagem, Cia. Luana Serrat e Nariz de Cogumelo, além da ex-The Voice Aila Menezes, neta do palhaço mais antigo do Brasil, Pinduca, 99 anos.
“O Picolino é a única escola de circo de Salvador e precisa ser valorizado. É uma honra e uma responsabilidade participar dessa campanha e fazer esse alerta para a necessidade de se resgatar e preservar um espaço lúdico maravilhoso e que é da cidade”, acredita a madrinha Margareth Menezes, que sempre que pode participa dos projetos e assiste aos espetáculos do Picolino.