Uma multidão presenciou, às 21h de segunda-feira (20), o corte do bolo de treze metros em homenagem ao prefeito Francisco de Assis (PT), que completou 50 anos. O prefeito cortou o bolo, ao lado da esposa Flávia Amâncio, do filho Ernesto e da filha Alice, dos pais Antônio dos Santos e Maria de Lurdes, vice-prefeito e eleito deputado estadual em 5 de outubro Alex da Piatã, além dos vereadores que compõem a base de sustentação na Câmara, Betão Gordiano (PT), Reni do Sindicato (PT), Rozana Araújo (PT), Analene Ferreira (PT), José Baldoino (PSD), Raimundo Carneiro (PMDB) e Gel de Tetê (PMDB), dos secretários e membros do primeiro escalão do governo e falou da sua alegria em receber esta homenagem e disse que o melhor presente que poderia receber era a vitória de Dilma Rousseff neste segundo turno, pois o projeto que mudou a vida de tantos brasileiro não pode parar. Após o corte do bolo de 13 metros, Assis falou à imprensa e externou sua felicidade em viver uma festa regada de muita emoção.
Assis, como é conhecido o prefeito, foi surpreendido ao chegar ao Educandário Divino Mestre e encontrar a quadra ocupada por uma multidão. Ele retornava de Salvador, onde manteve audiência com o governador Jaques Wagner (PT) para tratar de projetos de abastecimento d’água e da maternidade municipal, que a partir do dia 1º de novembro será administrado pelo Hospital Português e ao entrar foi recepcionado por integrantes da orquestra Santo Antonio cantando a “Canção da América”, enquanto recebia abraços das pessoas no trajeto da porta de entrada até o palco.
Artistas local se uniram para entoarem “amigos para sempre”. Outro momento marcante foi a presença das crianças que demonstraram o carinho para com Assis e focaram suas falas no exemplo de vida pública do político. Duas delas, afilhadas do prefeito, falaram da forma com elas são tratadas por ele e sua atenção com as crianças do município. Ao falar para o CN, Patrícia Ramos, 10 anos, estudante de uma escola municipal na região do Distrito de Aroeira, destacou os benefícios do programa escola em tempo integral, hoje 44 em Conceição do Coité, que oferecem no contraturno das aulas regulares, atividades esportivas e culturais. Ao assumir a Prefeitura em janeiro de 2013, o gestor encontrou apenas três.
A religiosidade também esteve presente na festa de aniversário, com a participação de dois padres, Antonio Elias, da quase paróquia de Santo Antonio, Retirolândia e Alexandre, da paróquia de Conceição do Coité, além de diversos pastores, dentre eles o pastor da Assembleia de Deus e presidente da OMEC, Ademilson Brito, que proferiu a oração inicial. Os hinos evangélicos também animaram o evento.
Um documentário sobre a história do político, que nasceu em Barreiros, Distrito de Riachão do Jacuípe e foi morar em Conceição do Coité, após passar no concurso da Caixa Econômica, ingressando na vida pública em 2000, quando disputou a prefeitura, depois, em 2004, se elegeu vereador, o mais votado do município. Em 2008, mais uma vez disputou a eleição para prefeito, ficando na segunda posição e em 2012, junto com Alex Lopes (PMDB), fizeram uma coligação entre PT / PMDB / PHS / PSB / PV / PC do B / PT do B, e venceu a eleição 21.301 votos (53,89%), derrubando u grupo predominante a 40 anos no poder.
Alex elogiou a postura do cidadão Assis, segundo ele uma pessoa quando conhece Assis profundamente nota a pessoa excepcional que é. Juntos venceram as eleições em 2012 e mantêm a mesma postura, mesmo na última eleição tendo que ficar no seu partido PMDB que se coligou com a Chapa encabeçada por Paulo Souto tendo seu líder candidato ao Senado, Geddel Vieira Lima, ambos sofreram pressão, mas como dizem por onde andam, o projeto de união Assis – Alex é a longo prazo, e estão mantendo essa linha. Assis ao longo de trinta anos de vida pública nunca havia votado em candidato que não tivesse número iniciado com 13, votou em Alex que inicia pelo 15 e deu a maior votação para deputado na história de Coité. mais de 15 mil votos.
Arivaldo Mota, presidente de honra do PT local, também compareceu ao evento e na oportunidade falou emocionado da relação apaixonada que ele mantém com o PT, desde a fundação do partido, em 1980.
Veja outras fotos