A deputada estadual Fátima Nunes (PT), reeleita com 57.057 votos para seu terceiro mandato, esteve na cidade de Monte Santo durante todo o dia de domingo (19), onde almoçou com lideranças e a tarde participou de uma reunião intitulada “Bom Dilma” e ao falar para o CN, disse que não poderia deixar de agradecer ao povo da Bahia do sertão ao litoral pela oportunidade que concedeu de retornar a Assembleia e Monte Santo, onde obteve 1.073 votos, sendo a 4ª mais votadas entre as eleitas, não poderia ser diferente. Ela falou da importância da reeleição da presidenta Dilma para o país, pois ajudou o Brasil no avanço em diversas direções e estas ações mudaram a vida de milhares de brasileiros com educação, escolas, estradas, construção de novos hospitais, cisternas, casas e móveis novos e muitos mais. “Hoje o filho do pedreiro ou da empregada doméstica já pode estudar medicina e aquele tempo de viajar para São Paulo em busca de oportunidade acabou”, acrescentou.
Com um discurso afinado para entusiasmar a militância que lotava o salão de reunião da Associação Comercial, chamou atenção das pessoas que tem parentes em São Paulo ou em outros estados e pediu para que telefonassem, mandassem mensagens pelo Whatsapp, Facebook, cartas, enfim da maneira que achar melhor, pedindo o voto para reeleição de Dilma e informando que a vida mudou depois dos projetos socais iniciados por Lula e sequenciado por Dilma Rousseff.
Fátima Nunes pediu a militância para conversar com os jovens que tem 20 anos, pois quando Lula ganhou a eleição em 2002, tinham apenas oito e talvez não lembrem como era a vida naquela época, mas seus pais têm ainda isto vivo na memória. A parlamentar demonstrou preocupação com a abstenção, e tomando como base a eleição do primeiro turno onde 13.062 deixaram de votar, ou seja, 31,10% do eleitor, pediu empenho de todos e que utilizem todos os meios de transporte. Monte Santo tem um colégio eleitoral formado por 40.063 eleitores que votam em 140 seções.
Fátima disse que vai ligar para os deputados eleitos que foram votados no município, irá falar com o prefeito Jorge Andrade, que é do PP, partido da base, para uma força tarefa no sentido de levar o maior número de eleitores as urnas. ” O momento é de uma união de todas as lideranças, pois a eleição é nacional e o que está se discutindo é o futuro do Brasil e a manutenção destes programas socais que estão melhorando a vida do povo brasileiro”, lembrou a petista.
“Com a reeleição de Dilma, este país vai continuar mudando e ela já tem metas mais ambiciosas para alguns desses programas e vai oferecer mais 12 milhões de vagas no Pronatec e construir três milhões de residências no Minha Casa Minha Vida e fará um Plano de Transformação Nacional, com reformas na área urbana, desburocratização dos processos de governo, banda larga para todos, mudanças dos serviços públicos e reformas federativa e política”, concluiu a parlamentar.
Em Monte Santo, Fátima Nunes fez dobradinha com a deputada federal reeleita Moema Gramacho (PT), que obteve 1.571 votos (5,41%). Caçula de 20 irmãos, Moema formada em Química e Biologia pela Escola Técnica Federal, onde se iniciou nas atividades políticas militando no movimento estudantil, falou ao CN que levou para a vida profissional o espírito de militante política e da luta coletiva que a acompanham até hoje. Na política foi deputada estadual por três mandatos e prefeita de Lauro de Freitas, em 2005, reeleita em 2008 e está a 34 anos filiada ao PT.
Dentre os programas sociais que estão beneficiando a região, Moema falou Prouni, que tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de ensino superior privadas criado pelo Governo Federal em 2004 e está contribuindo para os filhos dos pobres cursar faculdade, o Ciência sem Fronteiras, que promove a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional e prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio e construção de cisternas que tem como público alvo as famílias rurais de baixa renda localizadas no Semiárido brasileiro, região historicamente caracterizada por longos períodos de estiagem e pelas enormes dificuldades para acessar água em quantidade e qualidade suficiente.
Moema terminou seu pronunciamento incentivando a militância para ir as ruas trabalhar pela reeleição de Dilma, pois estes projetos não podem parar e pediu para não permitir o nepotismo e nem “netismo” no Brasil. Estiveram presentes na reunião o prefeito de Itiúba Silvano Santos de Carvalho (PT), mais conhecido por Banga, o ex-prefeito de Andorinhas Argileu Lima (PT) e José Valdo Evangelista de Oliveira (PSC), ex-vice-prefeito de Monte Santo e candidato derrotado na eleição de 2012 e Zé Silva diretor executivo do CONSISAL e presidente do PT de Valente.
O presidente do PT de Monte Santo, Samuel Reis, agradeceu a presença de todos e considerou a campanha rumo à reeleição da presidente Dilma, vitoriosa. “Estamos vivendo um momento novo neste trajeto de caminhada iniciada a 30 anos e estamos mudando a cada dia, pois aqui tínhamos problemas da moralidade infantil e isso acabou, a luta pela terra tem nos dado bons resultados, as conquistas dos fundos de pastos, a escola da família agrícola, hoje atendendo 28 municípios, enfim, isto não pode acabar”, desabafou.
Evaristo Rodrigues de Lima, disse que o partido acertou quando escolheu duas mulheres para votar e “agora, mais uma mulher e de coração valente, Dilma”, afirmou. Ele também falou da alegria com a presença povo de diversas comunidades e falou do desafio de todos em viver bem, principalmente com água nas comunidades. Ele também falou da importância de Maria da Glória, pioneira na história do PT e bastante envolvida na reeleição de Dilma.
Redação CN * fotos: Raimundo Mascarenhas