De olho na eleição de 2016, a oposição na política em Nova Fátima, município localizado no território do Jacuípe, comemorou o resultado eleitoral do dia 05 de outubro, em especial para candidatos a deputados estadual. Mesmo estando apoiando candidatos a deputados diferentes, na soma geral, a oposição que deu votos a quatro candidatos que conseguiram a eleição, saiu vitoriosa com 199 votos de frente em relação ao deputado reeleito Tom Araújo (DEM), apoiado pelo prefeito Amado Cunha (PR) e se incluir os dois nomes dos candidatos não eleitos, Wagner Gomes (PP) e Luciano Soares (PCdoB), esta frente sobe para 596 votos. Unindo todos os candidatos apoiados por diferentes líderes que fazem oposição a Amado Cunha, mostra um cenário diferente do resultado eleitoral em 2012, quando Amado venceu o petista Manoel Santos de Oliveira por 317 votos, ou seja, Cunha obteve 52,68% dos votos válidos, correspondente a 3.118 votos e o petista 2.801 votos, 47,32%.
Este resultado animou e uniu a oposição que marcou presença no sábado (11), na comunidade de Alto Bonito de Dedego, distante 04 km da sede, onde houve um jogo de encerramento do torneio dos amigos. As informações acima foram baseadas nos resultados obtidos pelos deputado Tom Araújo( DEM), apoiado por Amado Cunha obteve 1.670 votos (32,49%), Neusa Cadore (PT), apoiada pelo ex-presidente do PT, Orlando Rios, obteve 840 votos (16,34%), Zé Neto (PT), apoiado pelo ex-prefeito Manoel Santos, 750 votos (14,59%), Alex da Piatã, 239 votos, apoiado pelo ex-prefeito Manoel Fernandes (PMDB) e pelo comerciante no ramo farmacêutico Roneilon Ferreira de Jesus, conhecido por Rone, estes eleitos e Wagner Gomes, 214 votos, vereador no município e que tentou uma vaga na Assembleia pelo Partido Progressista. Luciano Soares (PCdoB), 183 votos, ficou na segunda posição entre os não eleitos, sendo apoiado pelo líder sindical Gilmário Carneiro, considerado independente.
Se analisado pelos votos obtidos pelos candidatos a deputados federal apoiados pela oposição, o grupo de Amado Cunha saiu perdendo com 52 votos, no cenário dos quatro deputados mais votados e eleitos e os dois não eleitos. O candidato reeleito José Rocha (PR), apoiado por Amado, 1.523 votos, Cacá Leão (PP), que recebeu o apoio do vereador José Adriano Santos Pereira, 877 votos, Jorge Solla (PT), apoiado pelo ex-prefeito Manoel Santos, 782 votos e dentre os não eleitos, Zé Chico (DEM), obteve 528 votos, pelo vereador João Humberto Félix de Souza Junior (PR), mais conhecido por Joaozinho de Dalva e Robinson Almeida, 132 votos, apoiado pelo petista Orlando Rios. O comunista Daniel Almeida, apoiado pelo sindicalista Gilmário Carneiro, da base do governo. Obteve 312 votos.
Para Manoel do Paradise, como é chamado popularmente o petista, o cenário mostra que a oposição e para Senado, Governo e Presidência, os resultados dos candidatos apoiados por ele e seus correligionários todos obtiveram margem superior a 52% dos votos válidos e os apoiados pela situação, abaixo de 45%. “Em 2010, eles tiveram 52,68% dos votos e nós 47,32%. Hoje o cenário inverteu e credenciamos isso ao péssimo governo que está sendo executado no município e o desejo de mudança do povo”, falou Manoel.
Para presidente Dilma Rousseff, 3.056 votos (60,89%), Aécio Neves, 1.186 (23,63%). Governador, Rui Costa, 2.734 (55,99%), Paulo Souto, 2.030 (41,47%) e para o senado, Otto Alencar, 2.517, (54,69%) e Geddel Vieira Lima, 1.937 (42,07%). “Nosso grupo está unido, vamos trabalhar pela reeleição da presidente Dilma Rousseff e depois caminhar rumo a eleição de 2016 e quem estiver melhor para concorrer e ganhar será o candidato”, falou o petista.
Manoel disse que no período eleitoral fez uma campanha respeitando todos os candidatos da base do governo e massificou o trabalho nas últimas três semanas antes da eleição. Demonstrando muita popularidade, Manoel lembrou de algumas obras realizadas nos quatro anos que esteve à frente da prefeitura, a exemplo das obras de abastecimento de água nas comunidades de Tamboril e Salto da Pedra, os primeiros povoados da zona rural do município contemplados pelo Programa Água Para Todos, beneficiando 400 habitantes e foram investidos na ocasião R$ 183 mil.
“Lembro da alegria no dia da inauguração deste projeto d’água, pois encontrei pessoas com mais de 60 anos que nunca tinham visto água sair de torneiras e nem sonhavam com isso”, disse Manoel. Além dos povoados de Tamboril e Salto da Pedra, o Água Para Todos atendeu as comunidades de Sinuque, Pituba e Alto Bonito de Manoel Grande, beneficiando mais 750 habitantes.
“Em nossa gestão, entregamos a praça de eventos Filadélfio Antônio de Araújo, em parceria entre a prefeitura e o governo federal. Foram mais realizadas de 50 obras de eletrificação, a localidade de São Joaquim, contemplando 250 pessoas e muitos dos projetos que estão sendo executados foram deixados por nós”, falou Manoel. Ele falou também do bom relacionamento com o governador Jaques Wagner e os laços de amizade criado durante o mandato de prefeito e após, inclusive informou ao CN que recebeu uma ligação no domingo à noite do chefe do executivo baiano parabenizando pelo resultado eleitoral. “Hoje, nosso grupo representa o grupo do governador e vamos mostrar nossa força na eleição de Dilma, ou seja, vou me empenhar 100% na campanha de Dilma”, falou Manoel, cercado por amigos e correligionários.
O ex-prefeito Manoel do Paradaíse, aproveitou o dia para começar a campanha para reeleição de Dilma Rousseff e á exemplo da primeira campanha enfrentada pelo petista em 2004, começou pela Fazenda Alto Bonito e na casa centenária onde mora o casal Aníbal Pereira da Silva, 75 anos, conhecido por Dedego e Matilde Moreira dos Santos, 70 anos. Dedego lembrou que a energia elétrica, o sistema de abastecimento d’água e apoio as festas, em especial, de vaqueiros, foram todas implantadas na gestão de Manoel.
Redação CN * fotos: Raimundo Mascarenhas