Comunidade rural em Conceição do Coité vota diferente dos nordestinos
Uma análise do mapa eleitoral brasileiro com 100% das urnas apuradas mostra que Dilma obteve 3,7 milhões de votos a mais entre os nordestinos na segunda rodada de votação em comparação à primeira, alcançando 71,7% da preferência do eleitorado e se elegeu com uma vantagem de 3,4 milhões de votos sobre Aécio. Localizada em uma região extremamente seca e a mais distante da cidade de Conceição do Coité, a comunidade de Lameiro da Macambira, formada por agricultores familiares e beneficiários dos programas bolsa família, água e energia para todos, não seguiu a orientação nordestina no que diz respeito ao resultado eleitoral.
Desde que seção eleitoral foi implantada na comunidade, políticos petistas ou aliados ao PT, não conseguiram vencer, a exemplo de todas as eleições disputadas por Lula, pelo atual prefeito de Conceição do Coité, Francisco de Assis (PT) e Dilma em 2010, no primeiro e segundo turno desta eleição. Votam nesta seção instalada na Escola Balbino dos Santos, 228 eleitores e compareceram 182, faltaram 46, ou seja, 20,9% de abstenção. No resultado final, Dilma obteve 74 votos e Aécio 102 e 06 votos nulos.
No primeiro turno, Aécio Neves também saiu vitorioso obtendo 96 votos, Marina Silva, 10 e Dilma, 68 votos. A quatro anos, Dilma obteve 62 e Serra 108 votos. O presidente da Associação de Clarios e região, Rosival da Cruz Santos, votou com Dilma e acompanha politicamente o prefeito Assis e não sabe explicar porque a tendência desta comunidade em votar ao contrário do PT, pois reconhece a importância dos programas sociais e como foram importantes na melhoria da qualidade de vida as pessoas.
Val, como é conhecido o líder associativista, disse ao CN que tudo que existe na comunidade, sem exerção, chegaram após os governos petistas, inclusive o reconhecimento da comunidade, pois não era lembrada pelos políticos da cidade de Conceição do Coité, talvez até pela distância. “Queremos agora e vamos lutar por isso, o programa Minha Casa, Minha Vida rural e construir a sede da Associação”, falou Val.
O prefeito Assis, que disputou três vezes a prefeitura, também não conseguiu vencer nenhuma eleição, ou seja, as últimas, 2008, obteve 30 votos e Renato Souza, vencedor do pleito naquele ano, 138 votos. Em 2012, quando Assis venceu a eleição, perdeu na comunidade, obtendo 55 votos, contra 140 votos de Renato que tentava a reeleição. A tendência pela oposição é tão consistente que os demais candidatos que confrontavam com o PT, saíram vitoriosos, a exemplo de Paulo Souto, para governador, 127 votos, Rui Costa, 49. Para o senado, Geddel Vieira, 124, Otto Alencar. 51.
Para deputado estadual, Alex da Piatã, 44 votos e Tom Araújo, 111. Federal, Emiliano José, que era apoiado pelo prefeito Assis, 47 e Elmar Nascimento, 97 votos.
Bem próximo ao Lameiro da Macambira, 06 km de distância, vivendo a mesma realidade, a comunidade de Alvoredo, acompanhou o ritmo do nordeste a vantagem de Dilma foi bem ampla. A petista obteve 104 e Aécio 31 votos.
Boa Vista, Conceição do Coité, disputa de dois líderes
O Povoado de Boa Vista se caracteriza por ser a comunidade da naturalidade de dois líderes da política coiteense. A comunidade é a principal base do ex-prefeito Renato Souza (PP) e do atual presidente da Câmara, Betão Gordiano (PT). Por ter esta marca, as lideranças “maiores” dos grupos predominantes na política municipal não tem a preocupação de centrar uma ação forte nas campanhas, deixando sempre a cargo dos dois. O resultado eleitoral manteve a história e o PT, mais uma vez não conseguiu obter resultado favorável, ou seja, Aécio foi vitorioso, obteve 233 votos, contra 174 d Dilma. Na retrospectiva, 2008, eleição de prefeito, Renato Souza, 267, contra 121 de Assis. Em 2012, Assis perdeu mais uma vez, obtendo 174, Renato que tentava a reeleição, 237 votos. Na história recente da comunidade, o PT venceu na eleição de 2010, com Renato Souza no poder e legenda que fazia oposição o progressista, obteve 186 para Dilma e Serra 169 votos.
Outras curiosidades da eleição de vitórias expressivas
A presidente Dilma obteve 88,04% dos votos no município de Monte Santo, município do semiárido baiano e que vem sofrendo com estiagem. O município sobrevive dos recursos da Prefeitura, aposentados e Bolsa Família, principal fonte de renda que aquece o comércio. Aécio Neves obteve 3.279 votos, correspondente a 11,96%, mesmo tendo um PSDB forte e que governou o município por oito anos. A abstenção foi de 31,58%. No domingo anterior à eleição, petistas se reuniram sob a liderança da deputada Fátima Nunes e realizaram para animar a militância e o resultado eleitoral foi surpreendente.
Um dos municípios mais pobres do Brasil deu a maior vitória a Dilma
O município que Dilma Rousseff venceu com maior diferença de votos foi em Belágua, no Maranhão. A petista, reeleita no domingo (26), obteve 93,93% dos votos válidos na cidade, contra 6,07% do tucano. Foram 3.558 votos para Dilma contra apenas 230 para Aécio. Já havia sido assim no primeiro turno: 92%, contra 4% de Marina Silva (PSB) e 2% de Aécio Neves (PSDB).
A cidade aparece no pódio das piores rendas per capita do país, segundo o IBGE. Por lá, as pessoas vivem com R$ 146 mensais. Só outras duas localidades maranhenses, Marajá do Sena e Cachoeira Grande, têm rendimento inferior, pelos números do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Em Miami, Estados Unidos, Aécio foi o mais votado
O peessedebista venceu mais tranquilamente em Miami (EUA), onde somou 91,79% dos votos válidos (7.225), contra 8,21% (646) de Dilma. Miami é o refúgio no exterior preferido de brasileiros cansados de esperar que o Brasil dê certo. Nas últimas décadas, a cidade americana já havia se consolidado como destino dos exilados da ditadura cubana, da classe média venezuelana, esmagada pelo chavismo, e de argentinos em busca de um canto para esconder seus dólares.
Aécio venceu em cinco municípios da Bahia
Apesar da derrota na eleição presidencial, o senador Aécio Neves (PSDB) confirmou seu favoritismo em Buerarema, único município da Bahia a vencer no primeiro turno. Na eleição de domingo, ele recebeu 5.990 votos no município, equivalente a 69,20% da votação válida. A presidente Dilma Rousseff (PT) foi a preferida de apenas 2.666 eleitores (30,80%) da cidade.
A ampla vantagem de Aécio em Buerarema tem relação com o conflito no Sul da Bahia entre pequenos produtores rurais, fazendeiros, empresários e tupinambás. Os indígenas lutam pela demarcação do Território Indígena reconhecido pela FUNAI.
Considerado reduto do PT, já que o partido está no comando da prefeitura desde 1997, o município de Vitória da Conquista, deu vitória a Aécio Neves (PSDB) no 2º turno com 50,59% contra 49,41% da presidente. Em Itapetinga também saiu vitorioso com 55,14, contra 44,86% de Dilma. Ele também venceu em Eunápolis e Luís Eduardo Magalhães.
Gratidão dos pequenos municípios
A exemplo da gratidão do prefeito de São Domingos Domingos Nafietel (PP), Dilma recebeu 3.548 votos, correspondente a 69,20%, contra 1.579, 30,80% dos votos, o mapa do 2.º turno presidencial revelou que Dilma Rousseff venceu em 65% das cidades com até 50 mil eleitores. Dos municípios com eleitorado acima disso, Aécio Neves (PSDB) ficou à frente na maioria (55%). No total, a presidente reeleita ganhou em 3.527 municípios (63%) e perdeu em 2.043 (27%).
Nova Redenção, mais um ato de gratidão
Em Nova Redenção, município localizado na Chapada Diamantina, a candidata Dilma somou 3.280 votos e Aécio teve 335. Em percentual, Dilma, 91,61% e Aécio, 9,39% dos votos válidos de um colégio eleitoral formado por 5.886 eleitores, dos quais 4.180 compareceram a uma das 18 urnas. A abstenção foi de 28,98%, correspondente a 1.706 eleitores ausente.
O município é administrado pela social democrata Anna Guadalupe Pinheiro Luquini Azevedo e tem como vice o comunista Jean Carlos Machado da Silva, conhecido por Jean do Sindicato. No primeiro turno, a votação de Nova Redação se destacou e a prefeita foi convidada para falar em nome dos prefeitos baianos em evento com a presença da presidente Dilma.
Dilma obteve 87,69%, ou seja, 3.397 votos, Marina Silva, segunda colocada com 6,45%, 250 votos e Aécio obteve apenas 4,9%, 191 votos. A prefeita Anna Guadalupe, disse ao CN que essa votação era o reconhecimento dos munícipes de Nova Redenção por tudo que a presidente tem feito pelos municípios pequenos a exemplo do que administra.
Em 2012, Guadalupe foi eleita com 2.626 votos (53,17%), derrotando o petista Ademar Martins de Oliveira Filho, que recebeu a preferência de 2.313 votos eleitores, correspondente a 46,83% do eleitorado que compareceram às urnas naquela eleição.
Em seis estados Dilma venceu em todos os municípios
A presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) venceu em todos os municípios de seis Estados no segundo turno. Foram dois na região Norte,Amazonas e Amapá e quatro no Nordeste, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. No primeiro turno, Dilma havia conseguido ganhar em 100% dos municípios em sete Estados. e no Maranhão ela não conseguiu repetir o feito no domingo (26) por pouco. O senador Aécio Neves, candidato do PSDB, ganhou somente na cidade de São Pedro dos Crentes e por apenas cinco votos. Ele obteve 1.256 votos; e a petista, 1.251.
Essa foi a menor diferença de votos em um segundo turno desde a redemocratização
Dilma obteve 51,64% dos votos e Aécio, 48,36% e a diferença de votos foi de 3,4 milhões. Essa foi a menor diferença de votos em um segundo turno desde a redemocratização e a mais apertada foi em 1989, quando Fernando Collor de Mello (então no PRN) venceu Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por 4 milhões de votos. Na época, Collor teve 53,03% contra 46,97% de Lula.
Nas outras eleições presidenciais decididas em duas etapas, a diferença entre o vencedor e o segundo colocado foi maior. Em 2002, Lula teve 19,4 milhões de votos a mais do que José Serra (PSDB). Quatro anos depois, Lula foi reeleito com uma margem ainda maior: 20,7 milhões de votos a mais do que Geraldo Alckmin (PSDB). Já na última eleição, a diferença voltou a se estreitar, e Dilma bateu Serra por 12 milhões de votos. Depois da publicação do resultado o povo foi as ruas em Serrinha, município que elegeu o primeiro prefeito petista no território do sisal, em 2008, reelegendo em 2012, Osni Cardoso. Vestido de vermelho, comemoram o resultado folgado, Dilma 30.551 (74,64%) e Aécio Neves, 10.381(25,36%)
Caso você tenha conhecimento de outras curiosidades sobre a eleição 2014, nos informe através do espaço “comente a matéria”, abaixo deste texto.
Redação CN * fotos: Raimundo Mascarenhas e Google