A Secretaria de Comunicação e Relações Institucionais de Conceição do Coité lançou nesta sexta-feira (31) uma série de programas de rádio sobre a Comunidade Quilombola do Maracujá, que fica a 18 km da sede de Coité. A proposta do programa “Somos Quilombola” é apresentar a história, a cultura e as conquistas da comunidade composta por pessoas afros-descendentes.
“A ideia nossa é chamar a atenção da região para a importância deste ato que realizaremos na terça-feira, 4”, alertou o secretário municipal e apresentador do programa, Valdemi de Assis. Devido às suas características tão peculiares, como, por exemplo, o fato de seus habitantes viverem isolados, e de forma quase primitiva, esse povoado está sendo alvo de alguns estudos por parte de pesquisadores do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, sediado em Coité, e muitos estudantes de universidades de Feira de Santana e Salvador e recentemente foi reconhecido como Comunidade Quilombola.
A programação do ato de certificação será a partir das 13h com a realização da Ciranda da Cidadania, uma iniciativa que leva os serviços da Prefeitura de Coité para as comunidades. “Nossa experiencia já é um sucesso. Fomos a diversas localidades e muitos serviços já foram feitos. Esse será mais especial ainda por conta do momento”, disse Evânia Carneiro, secretária de Assistência e Desenvolvimento Social.
Às 17h acontece a caminhada saindo do campo de futebol da Vargem para o Maracujá. Às 18h será o ato público com a presença das autoridades. Antes os participantes assistirão a uma reportagem especial. Daí a celebração iniciará com a presença de representantes da Fundação Cultural Palmares que entregará o documento de Certificação do Território Quilombola, com isso haverá a valorização da cultura, preservação dos saberes e da história do povo negro.
A partir da certificação, as famílias que compõem o Maracujá passam a ter acesso aos direitos fundamentais garantidos pelo Governo Federal. Entre eles, melhorias nas áreas de moradia, saúde e educação.
Depois acontecerão diversas apresentações culturais: Capoeira, Reisado de Cabaceiras, Reisado de Chapada, Batuque Social, Orquestra de Berimbau e Sambadores de Queimada do Cedro.
O programa de rádio será apresentado até terça-feira dia 4 e está sendo veiculado na Rádio Jacuípe AM 1500 (às 6h50), Vitória FM de Salgadália 104.9 (às 6h50) e na Rádio Regional AM 790 (às 11h10). O arquivo também está disponível na Internet no SoundCloud.