A deputada federal reeleita Moema Gramacho (PT), participou na manhã de domingo (19) de uma reunião na Câmara de Vereadores de Queimadas, onde agradeceu os 2.988 votos, correspondente a 24,32%, dos votos válidos, ficando na primeira posição entres os candidatos a deputados federal votados no município. Ao lado do farmacêutico André Luiz Andrade (PT) e do empresário Cloudes Rios Araújo (PDT), a dupla que disputou as candidaturas de prefeito e vice na eleição de 2012, Moema disse que começou na campanha a amizade com todo o grupo liderado pelo petista e o trabalhista e este relacionamento não tinha prazo de validade e eles podiam contar com ela em 2016, “quando iremos implantar um novo projeto de governo no município, ou seja, vamos repetir o que aconteceu em 2014”, falou Moema enquanto arrancava aplausos do público que lotou o auditório da Câmara de Vereadores.
Ela reconheceu a expressiva votação obtida no município e disse que não foram os désseis segundos que apareceu pedindo votos no horário eleitoral na TV e sim ao aval que recebeu de Dr André como é conhecido, Cloudes e todo grupo. “O trabalho feito por todos que resultou no êxito desta eleição, para mim, os nossos deputados estaduais que dobramos aqui em Queimadas, para o governador Rui Costa, Otto senador e Dilma, nossa presidenta, que se repita agora para reeleição de Dilma e em 2016 vamos apoiar Dr. André, prefeito”, garantiu a petista.
Moema lembrou que esteve no município quatro vezes durante a campanha e externou o formato do mandato que terá início em fevereiro do próximo ano com a criação de um conselho político e um fórum permanente do mandato buscando ouvir as bases e socializar suas ações. Ela disse também que irá exercer um mandato republicano na busca de ampliar as bases, trabalhar por todo o estado, mas o território do sisal terá uma atenção especial, pois recebeu mais de 18 mil votos e incluindo os municípios entorno, somam 25 mil, tornando a segunda base eleitoral e isso lhe credenciou ser a deputada do sisal, “motivo de honra e de compromisso”afirmou. A petista foi votada em 333 municípios em todo estado.
Sobre o movimento “Bom Dilma”, Moema pediu empenho da militância para ampliar os votos e diminuir a abstenção que chegou a 26,65% na eleição de 05 de outubro, ou seja, 18.022 eleitores deveriam votar nas 63 seções, mas compareceram apenas 13.822, ficando 5.022 sem votar. Ela pediu também para que todos trabalhassem no sentido de convencer aos que não votaram em Dilma, acompanhar este projeto que vem mudando a vida das pessoas.
A parlamentar com discurso firme falou ainda sobre o combate a corrupção no país e destacou os avanços sociais dos últimos 12 anos, de governo do PT. “Por mais que o PT tenha cometida erros, tenho orgulho de ser petista e a oposição está preocupada com os nossos acertos, pois eles estão melhorando a vida do povo”, desabafou.
André Luiz destacou a votação regional de Moema e se alegrou, já que após Serrinha e Quijingue, onde a petista obteve 5.523 e 4.527 votos respectivamente, Queimadas ficou na terceira posição dentre os municípios do território do sisal com 2.988 votos, vindo em seguida Santaluz com 1.042 votos. “Nossa luta valeu e somamos 81.414 votos e Moema vai nos representar no Congresso Nacional”, falou André ao CN.
André lembrou que foi apresentado a Moema pelo prefeito de Serrinha,Osni Cardoso, de quem recebeu muita ajuda em 2012, quando disputou a eleição para prefeito. A votação recebida pelos candidatos a deputados estadual apoiado por pessoas ligadas ao grupo liderado por André Luiz, agradou o líder político e deixou otimista para a campanha de 2016 e garantiu trabalhar para manter o grupo unido e entusiasmado para apresentar este novo projeto para sociedade de Queimadas.
Os deputados apoiados pelo grupo somaram 5.620 votos, três eleitos, Alex da Piatâ (PMDB), obteve 1.250 votos, Joseildo Ramos (PT), 594, e Vando (PSC), 306 e os não eleitos, Ângelo Almeida (PT), 1.449 votos, Anderson Muniz (PTN), 1.398 e Cecilia Petrina (PT), 623 votos. André disse que o grupo de oposição saiu fortalecido nesta eleição e não faltará esforço para ampliar a votação de Dilma Rousseff (PT), que obteve 9.359 votos (74,40%), Marina Silva (PSB), 1.548 votos (12,31%) e Aécio Neves, 1.525 votos (12,12%).
Ele estava acompanhado de Silvio Soares, presidente do diretório local do PT e dos vereadores Paulino Ferreira da Silva (PT), “Paulo do Riacho”, Ivanivalda Queiroz dos Santos Silva (PSD), Agnaldo dos Santos Coelho (PT), “Neto”, Luiz Souza Carneiro (PSC) e Lazaro José dos Santos Silva (PT), presidente da Câmara. Também participaram da reunião representantes de Retirolândia, Nordestina, Santaluz e Valente, municípios onde Moema foi votada.
Participação popular – No final da reunião, foi aberto espaço para participação popular e por trinta minutos foram feitas diversas reinvindicações e externadas situações políticas do município, a exemplo da participação de Zé Mariano, líder político da região do Gregório. Ele integrou na vida pública em 1988 com André Luiz e confessou ter se afastado, mas retornou e acredita na eleição de 2016.
Ele agradeceu ao governo estadual pela obra do serviço de abastecimento d’água que está sendo construída, mas lembrou da necessidade do calçamento. Sobre a eleição de domingo, ele pediu voto para Dilma e chamou todos para reflexão na hora do voto: “Domingo teremos três segundos para ser feliz ou sofrimento nos próximos quatros anos”.
A estudante Ana Paula, pediu para Moema ser diferente, pois os deputados votados em Queimadas só servem para apoiar os blocos da lavagem e colocar seus nomes nas camisas. O empresário Antonio Lantyer, disse que estava decepcionado com os deputados votados em Queimadas e pediu para Moema ser diferente, tanto que os votados no município em 2010, não repetiram as votações.
Redação CN * fotos: Raimundo Mascarenhas