Visando disseminar informações entre profissionais da saúde de Valente a respeito do risco de introdução do Chikungunya no município e informar acerca dos principais aspectos clínico-epidemiológicos da doença, a Equipe de Atenção Básica e a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Valente, em parceria com a 12ª DIRES promoveu na manhã de quinta-feira (16), um treinamento na Casa da Cultura com os Agentes Comunitários de Saúde, Agentes Comunitários de Endemias e demais profissionais de saúde do Hospital José Mota Araújo e do Centro de Saúde.
De acordo com a Coordenadora da Atenção Básica, Anna Olivia Rios, os principais sintomas da Chikungunya são: febre alta, cefaleia intensa, artralgia e edemas em membros superiores e inferiores. “A partir do treinamento, os agentes irão a campo alertar os munícipes, levantar informações acerca dos casos suspeitos e recomendar medidas de prevenção e controle”.
Ainda segundo Anna Olívia, durante o treinamento também foram explanadas informações sobre o Vírus Ebola que tem acometido países ocidentais da África, Europa e América do Norte.