A cidade de Conceição do Coité possui duas candidaturas a deputado estadual, Tom Araújo (DEM) e Alex da Piatã (PMDB) da mesma coligação Unidos Pela Bahia, mas a rivalidade local os torna verdadeiros inimigos políticos. O Município que tem mais de 47 mil eleitores aptos a votar no próximo domingo,5, motivou também a candidatura de Sinval Mota Mascarenhas (PPS) que busca uma vaga na Câmara Federal. Sinval faz parte da Coligação “Juntos Somos Fortes” formada pelo PPS, PSDC, PTC, PV e PRP com apoio a Paulo Souto ao Governo, Geddel ao Senado e Presidência Marina Silva.
De acordo com Sinval, eleição é difícil para todos os candidatos que estão na disputa, mas se apega nos exemplos de candidatos que conseguiram se eleger com quantidade pequena de votos, graças a força proporcional, ou Quociente Eleitoral. Ele citou o caso do deputado federal Enéias do PRONA em São Paulo eleito com 1.573.642 votos na eleição para deputado federal em 2002 em São Paulo, e acabou levando consigo outros quatro que não obtiveram votação capaz de elegê-los, no caso de Vanderlei Assis teve apenas 275 votos e conseguiu uma cadeira em Brasília, enquanto Jorge Tadeu (PMDB) com 127.638 votos não teve a mesma sorte.
A mesma situação ocorreu em 2010 com Tiririca que obteve 1.353.820 votos ajudando a eleger outros três candidatos. Para calcular os candidatos eleitos pela coligação, é preciso dividir o número de votos válidos pelo número de cadeiras disponível resultando no quociente eleitoral. Questionado se a coligação tem um “Enéias ou um ” Tiririca” Sinval disse que pode está na força de todos os 46 candidatos que compõem a coligação. “Pode ser que tenha alguém que venha a surpreender, nunca se sabe”.
Sinval, em todo material de campanha fez questão de levar ao conhecimento do eleitor seu currículo, e apesar de ter exercido muitas funções diferentes nunca escondeu a paixão política, em Coité foi uma das lideranças dos “azuis” grupo que sempre se confrontou com os “vermelhos” em Coité até 1988. “Eu tenho vocação política, gosto desse movimento, sou músico, cabo do Exército, professor, agente de Polícia e delegado de Polícia Federal, jornalista, mas antes de tudo comecei na política quando me elegi vereador em Conceição do Coité em 1970, reeleito em 72, tive uma disputa acirrada para prefeito em 1976 e quase cheguei a prefeitura de Coité. Fui morar em Ilhéus onde também me engajei na vida pública e em duas oportunidades fiquei na suplência de vereador, naquele município ainda tive a oportunidade de ser administrador de Sambaituba, o maior povoado do Município por quatro anos.
Sinval Mascarenhas garante que é uma pessoa “barrista ” e diz não abrir mão de disputas para elevar o nome de Conceição do Coité sua terra natal e que torce pela vitória dos dois candidatos coiteenses Tom e Alex.
O candidato disse que vem fazendo uma campanha modesta, sem comitê e sem apoio financeiro,mas vem realizando o corpo a corpo e tem encaminhado material de campanha para muitos amigos e colaboradores de sua campanha em várias cidades da Bahia, de modo especial articulação corpo a corpo votos, em ilhéus onde teve 519 votos na eleição de 2010 para deputado federal, Feira e Salvador
Sinval disse também que as redes sociais tem sido outra importante ferramente para levar ao conhecimento das pessoas sua candidatura.
Redação CN