Há pouco menos de três meses para o início da temporada 2015, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) reuniu os clubes que disputarão o Baianão da 1a Divisão 2015 para a primeira Reunião do Conselho Técnico da competição. Na biblioteca da entidade, nesta quarta-feira (5), as agremiações e a diretoria da FBF definiram os últimos detalhes e aprovaram a fórmula de disputa do Estadual.
A principal novidade para o próximo ano é a adequação do Campeonato ao calendário da CBF, que disponibilizou 12 datas para os estaduais. Com isso, o Baianão, que será disputado entre 1º de fevereiro e 3 de maio, terá uma fórmula diferente da utilizada nos anos de 2013 e 2014.
As novidades, como sistemas de disputa e rebaixamento, além das definições das vagas para Copa do Nordeste e Copa do Brasil de 2016 e Série D do Brasileirão 2015 podem ser conferidos a seguir.
Na 2ª Fase, de quartas de final, os oito clubes classificados serão divididos em quatro grupos (3, 4, 5 e 6) de dois. Os duelos, já em jogos de ida e volta, serão entre o 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º.
Os vencedores seguirão para a 3ª fase, de semifinal. Novamente em jogos de ida e volta, os ganhadores farão a final da competição, também em dois confrontos. Os finalistas já estarão automaticamente classificados para as Copas do Nordeste e do Brasil.
Já os perdedores disputarão o 3º lugar, que trará outra novidade. O vencedor terá a opção de escolher se ficará com a vaga na Série D ou na Copa do Nordeste, já que a terceira vaga da Bahia na Copa do Brasil será do campeão da Copa Governador do Estado. Mas, não para por aí. O perdedor, 4º colocado, ficará com a vaga na competição que o 3º colocado não escolher. Portanto, se o 3º colocado optar pela Copa do Nordeste, o 4º fica com a vaga na Série D e vice versa, o que garante que os quatro melhores do Baianão sejam premiados com participações em competições nacionais.
Rebaixamento – Mais uma novidade da próxima temporada diz respeito ao rebaixamento para a 2ª Divisão. Diferente de 2014, quando os rebaixados foram os dois últimos colocados da 1ª fase, o descenso será definido em dois confrontos de ida e volta. Os quatro piores da 1ª fase, que não se classificarão para as quartas de final, disputarão o rebaixamento em duelos entre 9º x 12º e 10º x 11º. Os perdedores disputarão a 2ª Divisão de 2016.
BAVI – Diferente dos últimos anos, em 2015 o Baianão terá apenas um BAVI na 1ª Fase, por se tratar de sistema de apenas jogos de ida. Com isso, a FBF inovou mais uma vez. Durante a festa de lançamento do campeonato, além do sorteio dos grupos, será sorteado o local do clássico. Para o ano de 2016, quando será repetida a fórmula, o local do duelo entre rubro-negros e tricolores se inverterá, sem a necessidade de novo sorteio.
Datas – Mais uma novidade é em relação às datas. Com a disponibilização de apenas 12 datas para os estaduais no calendário da CBF e com a Copa do Nordeste realizada sempre às quartas-feiras, o Baianão terá 99% dos seus jogos realizados aos domingos, um fato inédito. A única exceção é o dia 25 de fevereiro, uma quarta-feira, que será utilizada em detrimento ao 14 de fevereiro, também disponibilizado pela entidade nacional, mas por se tratar de um sábado de Carnaval, em Salvador, a FBF foi autorizada pela CBF a não programar jogos.
Gramados – No Baianão 2015, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) não aceitará e não permitirá mais gramados em estados críticos, que prejudiquem o bom futebol e coloquem os atletas em perigo, com riscos de lesões. Os clubes que não apresentarem estádio em boas condições serão obrigados a mudar de mando de campo, independente da distância para suas casas.
Fonte: FBF