O empresário e fazendeiro Adailton Alves de Oliveira, conhecido por Adailton de Jaconias, promoveu no último fim de semana duas grandes atividades no setor agropecuário e agronegócio no Haras Baunilha, de sua propriedade, localizado às margens da BA 120, no Bairro Casas Populares, em Conceição do Coité.
As atividades tiveram inicio no sábado (15) com o maior leilão em área privada do município, quando recebeu centenas de produtores para participarem do leilão que disponibilizou, 20 lotes de Manga Larga Marchador, 20 Girolando e mais 20 lotes de ovinos e caprinos mestiços e puros Boer, Dorper e Santa Inês. O espaço físico ficou pequeno, mas comportou todos os convidados que tiveram visão privilegiada do palco onde desfilaram os lotes.
Adailton disse ao CN que o leilão superou todas suas expectativas,”aqui recebemos centenas de amigos amantes de leilão, outros trouxeram animais, mesmo sendo o produtor da festa disponibilizei 40% dos lotes que foram pra pista, vendi, comprei me divertir,pois isso para mim é a mesma coisa de quem gosta de futebol participar de uma grande decisão”, revelou Adailton.
Ao avaliar o leilão, ele disse que foi muito atrevido promover o ato, a altura do que aconteceu em Conceição do Coité, “me lembro já ter ido em algumas exposições, eu jamais chegaria próximo, mas também não decepcionei.Não quero de hipótese alguma me gloriar, quero pedir a Deus que um dia eu possa almejar de fato e de direito, o topo, aquele onde, venha a Bahia para nosso leilão.Nós temos projeto de obra civil aqui no haras, para ampliação, para quem sabe triplicar o número de pessoas. Esse leilão de sábado foi um estouro, com lotes de vacas leiteiras, cavalo manga larga marchador, sendo o manga larga meu grande foco, e de caprinos e ovinos de nossa fazenda Lavarinto em Quijingue, e de criadores como Cassiano Rios, Pedro Paulo Soares de Oliveira da Fazenda Barriguda, filho de Adailton inclusive, Adailton Junior que está crescendo no setor, servindo para seu futuro na área veterinária.
A maior satisfação do fazendeiro Adailton foi o volume de negócios, segundo ele, no leilão antes de fazer as vendas das vacas leiteiras,que não conseguiram subir no palco, foi vendido no leilão do Haras Baunilha R$ 189 mil, depois com a venda das vacas de leite atingiu R$ 412 mil.O Leilão foi coordenado pela ASJ Leilões.
Adailton aproveitou para anunciar o primeiro domingo de maio de 2015 mais um leilão, com participação da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia – ACCOBA e com criadores quem sabe de nível nacional e novembro data ainda a ser marcada, o grande leilão de cavalo Manga Larga Marchador, com a ampliação da plenitude da vaca de leite, do girolando,
Para o estudante do Curso de Veterinária Adailton Alves de Oliveira Júnior, todo esforço foi compensado. “Desde sempre a gente vem tentando transformar o haras nessa qualidade, foi resultado de grande planejamento, ano passado fizemos algo menor,esse ano aumentamos, mas não alcançamos ainda o que pretendemos e vamos aumentar a cada ano, melhorando a qualidade genética dos animais, selecionar mais o nosso plantel, mas acho que o inicio está feito de um jeito muito bom”, avaliou Júnior.
Ao comentar o esforço do pai para realizar esse tipo de atividade, Adailton Junior disse que ele faz com muito prazer e tenta passar para os filhos, segundo ele (Junior) por está sempre ao lado do pai optou por esse ramo e a escolha pelo curso de veterinária foi para realizar seu desejo.
Redação CN * fotos: Raimundo Mascarenhas