Localizada no sertão nordestino, semiárido baiano, mais precisamente na cidade de Conceição do Coité, distante 220 km de Salvador, a jovem Orquestra Coiteense – OSA (Orquestra Santo Antônio), no dia 21 de novembro, embarcará em sua primeira viagem internacional. O conjunto, que realiza um trabalho social no município voltado para crianças e adolescentes, levará um pedaço da cultura do nordeste, através da música de concerto, para um canto da Europa.
Apesar de não ser possível levar todos o músicos, o sentimento de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido toma conta de todos. O grupo que fará a viagem será integrado por 20 pessoas e os preparativos para a realização do intercâmbio internacional em parceria com o Conservatório de Música de Lisboa, Portugal, no final do mês de novembro, estão a todo vapor.
“A oportunidade de se apresentar na Europa, sem dúvida, é algo que a gente ainda não tinha imaginado” diz a violoncelista Letícia Ferreira, 16 anos que será uma integrantes da viagem de dez dias.
Segundo o maestro, responsável pela condução da Orquestra, Josevaldo Silva, a Orquestra Santo Antônio tem percorrido um processo de crescimento, classificado por ele como “bastante positivo”.
“Ela tem se tornado um grande orgulho para a cidade de Conceição do Coité. Está sem dúvida é mais uma oportunidade de levar a música produzida aqui em Conceição do Coité, no semiárido baiano ao mundo”, afirmou.
A aprovação no edital de mobilidade artística, custeado do projeto de intercâmbio, desenvolvido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, foi bastante comemorado pelos integrantes da orquestra.
Fonte: Blog da OSA