Um helicóptero usado como taxi aéreo contratado pelo Plano de Assistência Familiar Coiteense – PAFAC para divulgar a inauguração do seu memorial, acabou servindo também para centenas de pessoas realizarem um passeio em voo panorâmico pela cidade. A aeronave aterrissou no inicio da tarde da última sexta-feira (14) próximo ao Ginásio de Esportes, região onde está o memorial do PAFAC, inclusive a aterrisagem causou grande alvoroço, pois, muita gente correu para ver se tratava de um pouso forçado. A direção do PAFAC reservou um espaço em um campo de futebol e a pouso aconteceu fora do local e praticamente dentro do mato, as margens da BA 409.
Mas logo foi justificado, o piloto evitou pousar no campo de futebol por ser de areia e levantaria muita poeira, como o helicóptero iria receber uma plotagem com a marca PAFAC, empoeirado dificultaria a colagem. Dentro do contrato com o plano de assistência familiar, a aeronave estava certa de fazer o passeio com alguns associados, e também ficaria a disposição da população para pagar uma taxa e voar. O resultado foi uma grande procura, o interessado desembolsava R$ 80, e por três minutos visualizava das alturas toda cidade e até mesmo a noite o helicóptero chamava a atenção da população. O Pafac informou que o serviço continuaria até por volta do meio dia de sábado, mas a procura foi grande, o heliponto trocou de lugar, saiu do campo velho para o gramado do estádio municipal onde recebeu dezenas de pessoas.
Em conversa com o piloto de pré nome Marcos, ele disse que costuma realizar esses passeios, mas Coité seguramente foi o local onde mais levantou voo, tanto que estava certo para fazer um trabalho em Petrolina-PE e diante da procura em Coité não foi possível e cancelou o compromisso de Petrolina.
Vale ressaltar que é muito comum a procura por esse tipo de passeio principalmente nas cidades turísticas, entretanto o valor de R$ 80 não é suficiente para o voo.
Redação CN / foto: Raimundo Mascarenhas