O primeiro filme sobre Irmã Dulce entrou em cartaz nas regiões Norte e Nordeste do país nesta quinta-feira (13). Com direção de Vicente Amorim, roteiro de Anna Muylaert e L.G. Bayão, além da produção assinada por Iafa Britz, o longa-metragem, filmado em Salvador, mostra momentos marcantes da trajetória da beata. No restante do país, a estreia do filme será no próximo dia 27 de novembro.
O longa-metragem mostra momentos como quando ela levou pessoas pobres e enfermas para serem cuidadas no galinheiro do convento, a participação dela e de outras freiras no resgate das vítimas de um acidente em frente ao convento, além do encontro de Irmã Dulce com o Papa João Paulo II, quando ele visitou a capital baiana na década de 1980.
O longa destaca o cuidado e o relacionamento de “mãe e filho” entre a freira e João, um menino pobre que a pede abrigo após a família ser retirada de casa. Na infância e na vida adulta dele, Irmã Dulce o salva duas vezes da morte: retirando-o do ônibus após acidente em frente ao convento e quando criminosos o ameaçam de morte por conta de uma dívida.
Na segunda-feira (10), cerca de 2.400 pessoas convidadas acompanharam a pré-estreia do filme nas salas do complexo de cinemas do Shopping Iguatemi, em Salvador. O evento teve orquestra formada por estudantes do Centro Educacional Santo Antônio, das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), e que integra também o Núcleo Estadual de Orquestras Infantis e Juvenis da Bahia (Neojiba).
Fonte:G1