O vice prefeito de Conceição do Coité Alex Lopes (PMDB), conhecido por Alex da Piatã, eleito deputado estadual em 5 de outubro, mantém uma agenda de compromissos que lembra a campanha eleitoral, pois tem participado de sessões de câmaras e reuniões para agradecer os votos recebidos que lhe garantiram uma das 63 vagas na Assembleia Legislativa.
No último fim de semana esteve em Salvador, Araci, Quijingue, Euclides da Cunha e Retirolândia, nessa última cidade por onde começou a maratona na sexta-feira a noite, ele falou durante a sessão itinerante da Câmara de Vereadores, realizada no povoado de Laginha que não descansou um dia após a eleição e esta maratona começou a quase dois anos quando iniciou a pré-campanha, depois a campanha para eleição do primeiro turno que resultou na sua vitória com 45.519 votos, em seguida a eleição do segundo turno e agora, cumprindo seu compromisso, retornado a cada cidade para agradecer os votos.
Em Retirolândia obteve 1.736 votos correspondente a 21,50% os votos válidos e na Laginha foram 117 votos, lhe credenciando ser o mais votado da comunidade. Antes de chegar a Laginha, Alex da Piatã desafiou o deputado eleito Marcell Moraes (PV), em entrevista a Adelson Carvalho, na rádio Sociedade da Bahia sobre a polêmica das vaquejadas. Marcell Moraes disse na mesma emissora eu irá trabalhar para acabar com as vaquejadas na Bahia e o pmedebista rebateu dizendo que Moraes desconhecia a cultura do interior, portanto não sabe da importância e do valor cultural desse evento esportivo, que tanto movimenta a economia das cidades interioranas, com geração de empregos e renda, além de ser uma cultura secular.
Euclides da Cunha
No sábado (08) pela manhã, Alex foi a Euclides da Cunha onde participou de uma reunião com líderes e animadores das comunidades eclesiais de base da Igreja católica coordenada pelo padre Oldack Filho Cordeiro Rocha. Ele agradeceu aos 379 votos obtidos no município e se colocou à disposição da comunidade e firmou o compromisso de retornar depois de fevereiro para repassar os contatos e discutir os problemas das comunidades, principalmente a questão da saúde.
Ele falou que vai “Viver o seu batismo na câmara” e que irá priorizar em seu mandato a questão da saúde e irá lutar pela construção de hospitais regionais e melhora a regulação, problema levantado pelos participantes da reunião. O padre Oldack disse que votou em Alex confia em seu trabalho por conhecer e sua confiança é “com os olhos abertos”.
Quijingue
Alex da Piatã obteve em Quijingue 789 votos e recebeu o apoio de líderes do PMDB e teve a coordenação do ex-prefeito Reinaldo Oliveira. O eleito deputado participou de almoço na residência do pmedista e conversaram sobre os problemas da comunidade e o fortalecimento do projeto para 2016. Quijingue fica no território do sisal e principal acesso se dá através da BA 381 que ligada a BR 116/norte e faz limite com os municípios de Euclides de Cunha, Tucano, Cansanção, Araci, Monte Santo e Banzaê.
Reinaldo Oliveira lembrou ao deputado eleito que no período que exerceu o mandato de prefeito (2005/2008), levou ao então governador a reivindicação para a pavimentação asfáltica da BA 381, numa extensão de 40 km, ligando as sedes municipais de Quijingue a Cansanção, “um sonho da nossa comunidade e gostaríamos que colocasse dentro das prioridades de mandato”, falou. Esta obra é desejo de todos os moradores e foi entregue por Wellington Cavalcante Góis, conhecido por Nininho Góis, um abaixo-assinado ao vice-governador, na época secretário de infraestrutura, reivindicando a obra.
Alex garantiu a todos que oficializará junto ao governador Rui Costa esta reivindicação e disse que conhece bem este trecho e será prioridade, não apenas essa, mas uma melhoria no trecho que liga a Santaluz, passando pelo Povoado do Ambrósio e a acesso a Tucano pelo povoado de Mandacaru.
Acompanhado do ex-prefeito Reinaldo Oliveira, Alex visitou a residência do agricultor Heleno no Povoado do Sítio, onde conversaram demoradamente sobre os problemas enfrentados pela agricultura, principalmente com a estiagem que assola o município. Heleno disse a Alex que vem enfrentando dificuldades com mão de obra e trabalha praticamente com a família, pois é grande o êxodo rural para o município de Luiz Eduardo
Araci
Alex esteve também na Comunidade de Tapuio, no município de Araci, onde se reuniu com a Associação dos Pequenos Produtores de Tapuio. Quinze dias antes da eleição, ele foi a comunidade pedir o voto e disse na reunião no final da tarde de sábado (08), que é um dever voltar a comunidade e agradecer os votos e confirmar o compromisso de luta pela classe.
Cledio Lima, presidente da entidade falou ao CN que este gesto que Alex vem fazendo em todos os municípios irá implantar uma nova forma de política, ou seja, quem recebe o voto, volta para agradecer. “Ele foi o único que fez isso até o momento”, finalizou Lima.
Redação CN