O Ministério Público da Bahia (MP-BA) denunciou duas organizações criminosas da cidade de Itaberaba, no centro norte baiano. O MP ainda pediu a decretação da prisão preventiva e quebra de sigilo bancário e fiscal das 26 pessoas envolvidas nas organizações, bem como a busca e apreensão em suas residências.
Eles são acusados pelos crimes de tráfico de drogas e arma de fogo e os denunciados foram enquadrados nos crimes de tráfico, associação para o tráfico e na lei de organização criminosa. Segundo a Promotoria, desde o segundo semestre de 2012, um dos grupos estruturou a difusão do uso de droga nas comunidades locais, e agregou inúmeros meliantes de alta periculosidade, com poder de ingerência em suas localidades.
Por conta disso, em meados de 2013, houve uma descentralização das ordens e gerou uma perda da unidade do comando central. De acordo com os promotores, houve uma eclosão de disputas dos pontos de venda de drogas e uma série de assassinatos entre o final de 2013 e início de 2014.
Já o segundo grupo, de acordo com o MP, se estruturou para traficar drogas e armas de fogo nos bairros periféricos. O “modus operandi” do grupo se consistia em ameaçar cidadãos e executar usuários devedores e membros de facções rivais, com a política do medo e terror nas comunidades locais.
Fonte: Bahia Noticias