O aplicativo WhatsApp é a onda do momento, bastante útil para quem deseja uma comunicação rápida, fácil e gratuita, mas nem todo mundo sabe usar com a finalidade de interagir, trocar mensagens saudáveis e acaba transformando em ferramenta capaz de criar situações não verdadeiras transformando em ‘boatosapp’.
É verdade que em 2014 a cidade de Conceição do Coité bateu recorde em homicídio em toda sua história de 81 anos, quando foi emancipada, é perceptível nos comentários das reportagens e no Fanpage do Calila no Facebook, muitos cidadãos preocupados com o crescimento da violência, mas tem também algumas pessoas que não demonstram preocupação e acabam criando situação que acaba aumentando o pânico da população, quando colocam nas redes sociais inverdades e logo chega para uma grande massa.
Depois de um assassinato na quarta-feira(5) e o duplo homicídio na quinta (6) no fim da tarde dessa sexta surgiu a informação de mais um homicídio na cidade, e a situação como é difundida a informação deixa as pessoas mais confusas e duvidosas, pois com o acesso a fotografias de pessoas mortas de forma violenta, uma pessoa coloca nos grupos principalmente do WhatsApp uma breve informação de que em um referido bairro acabou de acontecer aquele crime, a foto e a mensagem são repassadas e em questão de minutos a noticia é tida como verdadeira.
Entre às 17h30 e 19h a redação CN recebeu várias ligações de pessoas querendo saber a veracidade da informação, e fazendo valer o cumprimento da informação correta buscamos fontes seguras e ciente que não passava de boatos a nossa equipe foi ao município de Retirolândia a fim de realizar um trabalho naquela cidade e ao chegar ouvimos pessoas dando como certo mais um homicídio na cidade de Conceição do Coité. “Vocês não estão sabendo? Uma pessoa daqui de Retiro pegou uma mototaxi e chegou aqui dizendo que é verdade e a pessoa morta é até parente do mototaxista”, disse uma jovem com muita convicção ao meio de muita gente que também se mostrava convicta da informação.
Portanto, é importante checar a informação antes de reproduzir o que recebe no WhatsApp para não aumentar o BoatosApp. O CN teve na quinta-feira 44.996 visitas no dia do duplo homicídio, na sexta até às 23h45 quando fechamos a matéria, com o boato de mais uma morte violenta subiu para 52.320 visitas.
Redação CN