Na série de reportagens sobre as eleições nas câmaras de vereadores de alguns municípios da Bahia, o Calila acompanhou a movimentação em torno da disputa em Conceição do Coité, na quarta-feira (19) e uma equipe do CN visitou São Domingos, no território do sisal, Gavião e Riachão do Jacuípe, no território do Jacuípe. Em São Domingos, nenhum vereador se arrisca lançar o nome sem ouvir o grupo, no Gavião “concunhados” querem a presidência e em Riachão do Jacuípe, oposição é maioria, mas está fatiada em duas “tendências”.
São Domingos
O vereador Jotair Batista da Silva (PDT), mais conhecido por Jota, foi o primeiro a manifestar o desejo de ser candidato a presidente da Câmara, mas quer conversar com os colegas de bancada José Marcos Almeida Santos (PDT), Fabio Luiz da Silva Ferreira (PDT) e Antonio José Rios Nery (PP), pois, segundo ele, todos têm capacidade de presidir a casa, e ninguém é candidato sem formar uma chapa. Jota acredita que haja um consenso e as conversas estão evoluindo.
Companheiro de Jota, o progressista Antonio José Rios Nery , popularmente chamado de Toinho Rios, disse ao CN que pode ser candidato, porém depende do PDT, em especial José Marcos Almeida, “Marcão”. Marcão também falou ao CN que será candidato e desta forma o único nesta bancada que não se manifestou foi Fabio Luiz da Silva, mais conhecido por Fabinho do Santo Antonio.
A vereadora Givalda Vieira dos Santos (PP), está no segundo mandato à frente da Câmara, sendo dois anos no mandato passado e renovado em 2013 para o exercício deste primeiro período e disse ao CN que não tem interesse em ser candidata a reeleição. Ela não confirmou sua preferência, mas a vereadora Maria do Socorro Lima (PT), que também tem colocado seu nome para apreciação dos colegas, disse que pediu o voto e Givalda teria confirmada sua preferência.
A situação de Maria do Socorro não é confortável, pois o PT tem dois vereadores e o partido disse que terá candidato à presidência, mas não confirmou se ela ou o veterano vereador Genival Araújo Carneiro. Ele disse que gostaria de ser a escolhida pelo partido, pois seu colega já foi presidente por outras vezes,
Genivaldo confirmou que a questão irá passar pelo partido e também já começou a dialogar. Sobre a decisão partidária, ele disse que uma coisa está bem certa: “O PT é oposição e vai se comportar como oposição”, concluiu. O vereador Herbert Carneiro, tem dito que não conversa de forma individual, só com a bancada considerada junta, ou seja, Genivaldo (PT), Ilário Carneiro (PR), Maria Socorro (PT) e Givalda (PP).
Gavião
Segundo o art-334 do código civil, concunhado não é parente, nem por afinidade e isto tem se demonstrado na Câmara de Vereadores de Gavião. Os dois nomes cogitados, Valdemir Oliveira dos Santos (PSB), “Véi de Tutu” e Lourival Filho Oliveira Santos (PTC), “Tinho”, são concunhados, mas vão para o embate.
Véi acredita que Tinho desista e vote nele, assim sendo será candidato único e sua esperança deve-se ao fato de ter votado cinco vezes no Trabalhista Cristão e entrou na política por incentivo dele. Véi tem a eleição como certa, pois conta com o apoio dos vereadores Edilson da Silva Cunha (PCdB), Marcia Almeida (PR), “Marcia de Vando”, do social democrata, atual presidente da Câmara, Gilson Cunha e Manoel Augusto Pereira, mais conhecido por Manoel do Tomate (PDT).
Tinho está decidido e nem que seja necessário obter um voto, a exemplo do que ocorreu em 2013, será candidato e esta posição é para melhorar a situação da Câmara com aquisição de um veículo próprio, capacitação dos vereadores e mais independência do poder legislativo. A eleição será dia 15.
Riachão do Jacuípe
O vereador Antonio Marcos Oliveira Silva (PP), está no exercício do quinto mandato e por quatro períodos legislativo presidiu a casa da cidadania em Riachão do Jacuípe. Marquinhos Maluco, como é conhecido, não vai para reeleição e seu candidato, resultado de um compromisso firmado em 2013 é o humanista social Célio Roberto Silva Brito, “Celinho da Saúde”. O vereador José Antonio Ferreira Brito Júnior, “Juninho”, também do PHS, está convicto da vitória e vem conversando com todos os veredores, principalmente os da bancada da oposição, hoje maioria na Câmara.
Os dois se encontraram na tarde do domingo (23), na Chácara do social democrata José Ramiro Ferreira Filho, mais conhecido por Zé Filho, postulante a prefeito pela oposição. Juninho disse que vota com Celinho, basta que seus projetos lhe convençam, pois quando presidente levou os trabalhos legislativo até as comunidades através das Câmaras Itinerantes e as sessões eram transmitidas por uma rádio web. Celinho está certo da vitória, mas convicto que a oposição deve marchar unida, pois são sete vereadores e não se pode perder para seis.
Outros vereadores, exemplo de José Silvestre Nunes (PDT), “Zil de Barreiros”, Gionerio Avelino (PDT), “Nem de Aureliano” e Adelson Ferreira Soares, todos da base da situação, tem demonstrado vontade. A oposição mesmo sendo maioria, está dividida em duas “tendências”, ou seja, em dois grupos, um liderado pelo ex-prefeito Lauro Falcão Carneiro e outro pelo empresário Zé Filho.
O vereador Antonio Ferreira, “Juninho” é o mais animado e disse estar certo dos votos de Franklin dos Santos, PCdB é ligado a médica Gleide Márcia de Oliveira Souza que disputou a eleição para prefeito em 2012 pelo seu partido e Adonias Alves dos Santos, ligado ao dentista Lauro Falcão Carneiro, prefeito por oito anos. A eleição será dia 19.
Redação CN