O vereador pelo Município de Valente, no Território do Sisal, Lomanto Queiroz da Cunha (PP), garante que tem bons motivos para comemorar seu primeiro ano de mandato.Depois de tomar posse em sessão especial no dia 13 de novembro de 2013, após a decisão de uma ação, protocolada no Tribunal Superior Eleitoral em 31 de julho de 2013 e que culminou na cassação do colega de partido Emerson Araújo Silva, “Eminho”. Lomanto que tem 39 anos, disse ao CN que é ligado politicamente ao ex-prefeito Gelson Carneiro e ao vice-prefeito Eduardo Cedraz, mas exerce um mandato independente, olhando os interesses da população, ou seja, “aquilo que for a favor do o povo, eu voto. Exerço assim o meu mandato”, explicou.
Para justificar sua posição de independência, ele citou exemplos de dois projetos do executivo, um referente ao Código Ambiental do Município e outro do dia da Consciência Negra quando votou a favor, enquanto o projeto também do executivo que pretendia descontar nos contras cheques dos motoristas das ambulâncias, as multas sofridas por cada um deles, ele votou contra.Lembrou também que foi favorável ao projeto de Lei “faz cultura e faz esporte”, com crédito do ISS, IPTU e TFF dos contribuintes que poderão usar o pagamento em forma de patrocino e requerer o creditam dedutível junto à secretaria fazendária do Município.
Lomanto Queiroz foi o autor do projeto de lei que tinha como objetivo criar a Bolsa de Estudantes de Nível Superior (BEES) e não foi aprovada, ficando arquivado. “O que é para o bem do povo, não desistirei e será reapresentado através de projeto de lei de iniciativa popular e só assim poderemos ajudar aos nossos estudantes”, externou Queiroz. Ele também foi o autor do projeto de lei que institui a ronda rural e ronda escolar pela guarda municipal com apoio das policias militar e civil. “Com este projeto iremos contribuir para ajudar manter a paz na zona rural e nas escolas do nosso município”, falou.
Outra iniciativa do parlamentar foi a emenda ao projeto do executivo que reduziu e equalizou a taxa de Alvará de funcionamento (TFF) e o IPTU que antes o mesmo valor pago por uma bodega localizada na Zona Rural e nos bairros periféricos era o mesmo que um grande supermercado situado na sede do município. “Hoje essa realidade é diferente graças a nossa ação aqui na câmara e a graças aos meus colegas, reparamos esta maldade com os nossos pequenos empresários” comemorou o progressista. Ele pretende também criar a câmara mirim, para que os jovens tenham mais interesses pela política.
Lomanto Queiroz apresentou ao CN uma extensa lista de ações como prestação do mandato a exemplo das indicações para construção de duas cisternas com capacidade para um milhão de litros d’água para aproveitamento das águas de chuva no Centro de Abastecimento e seria utilizada de diversas formas, dentre elas molhar o gramado do Estádio José Mota Araújo e os jardins da cidade. Indicou também a colocação de manilha, meios-fios na entrada de Valilandia e Queimada do Curral, disciplinando o trânsito em mão dupla.
Valilândia(foto) é sua principal base eleitoral e o vereador não escondeu o desejo de lutar para desenvolver esta comunidade e indicação a construção de serviços de infraestrutura com pavimentação em diversas ruas. No início deste ano, Lomanto Queiroz esteve acompanhado do vice-prefeito Eduardo Cedraz (PSB), com o vice-governador Otto Alencar, na época secretário de Infraestrutura e conseguiram recursos para encascalhamento da estrada que liga Valilândia a sede do município.
“Nossa preocupação é ampla e dentro do possível vamos realizando com recursos próprios, mesmo consciente que é muito difícil, mas doamos 30 bolas de campo e Socyte, fardamentos, jogos de traves, e patrocinamos campeonatos e compramos com recursos próprios e doamos o terreno do Campo Socyte da Comunidade de Queimada do Alto, denominado Campo Socyte Pedro Macaúbas”, contou Lomanto Queiróz.
“Na Saúde, estamos fazendo a nossa parte, já conseguimos mais de sessenta cirurgias, além de centenas de exames laboratoriais de rotina estamos conscientes que estamos no caminho certo da nossa função de servir as pessoas”, falou.
Ainda sobre a saúde, o vereador disse que manteve contado com a uma ONG paulista e por meio da Associação de Desenvolvimento Comunitário de Valilândia, conseguiu medicamento de amostras grátis que serão doados a Secretária de Saúde do Município para fazer a distribuição.
Lomando defende a renovação da política e ficou satisfeito com a votação dos deputados que apoiou na comunidade, em especial ao deputado federal Artur Maia, que recebeu 352 votos e credencia isso ao bom atendimento que seu mandato presta no setor de saúde.
O edil pede as autoridades de Valente mais atenção para a microrregião de Valilândia, hoje o maior colégio eleitoral do município, com mais de dois mil votos e nela se inclui comunidades importantes tipo Queimadas do Curral, Cipó de Leite e Itareru. “Hoje decidimos uma eleição, portanto queremos ser olhados com bons olhos e até mesmo uma presença mais forte nas decisões políticas do município e não apenas sermos olhados com cabos eleitorais. Nossa luta é melhorar a qualidade de vida das pessoas, venha de onde vier”, concluiu.
Redação CN