Na segunda edição das reportagens sobre as eleições para escolha das novas mesas diretoras das câmaras de vereadores do biênio 2015/2016, a equipe do CN continua girando pela Bahia para manter os nossos internautas bem informados. Em Araci, vereadores da oposição venceram a eleição e em Conceição do Coité acontece a mais acirrada campanha dentre os municípios do território do sisal. Em Tanquinho e Cansanção, vereadores da oposição não vão lançar chapas e Barrocas, dois vereadores da oposição sinalizam votar no candidato apoiado pela situação e que tem o aval do prefeito Almir de Maciel (PR). Isto e muito mais, leia abaixo.
Conceição do Coité – Eleição acontece dia 19 e promete ser a mais acirrada dos últimos de anos
A próxima eleição para escolha da mesa diretora biênio 2015/2016, será realizada na próxima quarta-feira, 19, em Conceição do Conceição do Coité e promete ser a mais acirrada dos últimos dez anos. Na disputa voto a voto, o vereador Betão Gordiano (PT), busca a reeleição e conta com o apoio do prefeito Francisco de Assis (PT) e dos vereadores eleitos pela base, Raimundo Carneiro (PMDB), Gel de Tetê (PMDB), Analene Ferreira da Silva (PT), Reni do Sindicato (PT), Danilo Ramos (PT) e Rozana Lima Gonçalves Araújo (PT), o que não é suficiente para obter a vitória.
O vereador Ivaldo Araújo Almeida (PSD), eleito pela oposição juntamente com o colega de partido José Baldoino, foi para base do governo em janeiro de 2013 e decidiu disputar a eleição com incentivo e apoio de alguns vereadores da oposição que têm se manifestado publicamente, inclusive nas redes sociais. O desafio que Araújo, como é conhecido o social democrata, tem pela frente é manter a base da oposição unida e Betão é conquistar mais um, ou, contrariando esta realidade, acontecer um fato novo.
Cipó – Com mais um voto, oposição pode fazer a mesa da Câmara
A vereadora Alaíde Joana dos Reis (PT), disse ao CN que, em suas contas falta apenas um voto para se eleger presidente da Câmara de Vereadores de Cipó. O vereador Hugo Dalane Teles dos Santos (PTC), que também faz parte da oposição, deverá ser o candidato a vice e conta ainda com os votos dos vereadores Jean José Gil da Anunciação e Carlos André de Jesus Macedo, que foram eleitos pelo PT e depois migraram para o Partido Republicano da Ordem Social (PROS). Eles fazem parte da base de oposição.
Alaíde Joana está também contando com o voto do atual presidente da Câmara, Domingos Ferreira da Silva (PP), mais conhecido por Dido. A petista lembrou que votou em Dido em 2013 “e nada mais justo que ele retribuir o voto”, reconheceu.
Dido tem direito a reeleição e pode se articular com os vereadores Edivanio José de Santana, que também saiu do PT e foi para o PROS, Marcos Antonio Santana Andrade, Vinicius Antonio Santos Silva, ambos do PSD e Claudio Eduardo Eloy da Silva, do PDT.
Tanquinho – Oposição não tem a intenção de lançar chapa
O vereador José Ariosto Lima da Silva (PMDB) falou ao CN que a oposição não tem a intenção de lançar chapa para eleição da nova mesa diretora da Câmara que será realizada no dia 18 de dezembro. Além de Ariosto, fazem parte da bancada de oposição Getúlio Oliveira de Santana (DEM) e Dioclecio Ferreira de Oliveira Filho (PR), mais conhecido por Ecinho.
Pela bancada da situação, o presidente da Câmara, vereador Djalma Moraes Lima Filho (PSB), tem direito a reeleição, mas não confirma que vai para disputa e resume a conversa quando o assunto é eleição da nova mesa diretora dizendo que todos os nove vereadores são candidatos. As vereadoras Vera Núbia Santos Martins (PTB) e Ana Cleria Barbosa da Silva (PT), “Kel”, não pensam assim e lançaram seus nomes para encabeçarem as chapas e todas estão de olho nos vereadores da oposição, dando folga no resultado se contarem com os colegas da base.
Ana Cléria está no segundo mandato e em campanha de convencimento. Vera Nubia,esposa do ex-vereador Teobaldo Martins, um dos nomes citados para sucessão do prefeito Jorge Flamarion (PT), também está em campanha. Nesta disputa interna na bancada da situação, o prefeito Flamarion não está muito à vontade para “se meter”, pois tem que desenvolver a política da boa vizinhança, já que teve suas contas rejeitadas pelo TCM e precisa de um terço para ser aprovado, portanto não pode se indispor com nenhum vereador do grupo, afinal são seis vereadores da situação e três da oposição, ou seja, na “linha de risco” para conseguir aprovar suas contas.
Cansanção – Oposição também não apresentará chapa
Diferente da eleição de janeiro de 2013, a oposição não apresentará chapa para disputada da eleição da Câmara de Vereadores, pois são apenas quatro em um plenário formado por 13 edis. No final de 2012, mesmo antes da posse, o vereador eleito Diodato Gois(PSD), rompeu com o prefeito reeleito Ranulfo Gomes (PSD) e lançou sua candidatura à presidência da Câmara com o apoio do grupo político do ex-prefeito Ari de Almerindo na época o vereador eleito Fabrício do Samuel(PSL) o acompanhou e montaram uma chapa com Diodato na presidência e os vereadores Rodenilton Costa Oliveira. Newton Pereira e Cirilo Araújo Damasceno, mas não conseguiram vencer, pois um dos vereadores eleito pela oposição votou contra e Rodrigo Gomes (PSD), sobrinho do prefeito, venceu o pleito, segundo informação do vereador Newton Bispo Pereira (PDT).
A eleição para escolha da nova mesa ainda não tomou corpo nos meios políticos do município e tudo se resume a um almoço promovido pelo prefeito Ranulfo Gomes para agradecer o esforço na campanha eleitoral e terminou com uma pergunta básica O que vocês acham da eleição da Câmara? E a resposta, tudo bem afinal a base do governo tem vereador de folga.
Barrocas – Dois vereadores da oposição declararam seus votos a candidato da situação
O republicano Waldir Ferreira Queiroz mais conhecido com Dida de Raimundo da Farinha, aparenta ter uma eleição tranquila. Ele conta publicamente com os cinco votos dos colegas de bancadas e dos vereadores democratas João Luiz Damião, “Dudinha da Minação” e José Santiago de Carvalho, conhecido por Nitinho da Ladeira.
O vereador Miguel Carvalho de Queiroz (DEM), tem demonstrado interesse de voltar a presidir a casa e vem divulgando esta vontade, inclusive “metralhando” seus colegas que passaram pela presidência e garante que seu desejo é manter a “casa arrumada” e “sem dever a ninguém”. Atualmente o poder legislativo é presidido pelo vereado Jose Eclecio Queiroz da Silva (PR) e disse ao CN que é contra reeleição e será o primeiro vereador a não disputar, mesmo tendo direito.
Kekeu de Dãozinho como é conhecido, entende que todos devem ter direito e por esta razão pensa assim. A eleição será no dia 19 de dezembro.
Araci –Oposição vence eleição na câmara de vereadores
Dentre os vinte municípios do território do sisal, Araci foi o segundo a realizar eleição para escolha da nova mesa diretora da Câmara de Vereadores para o segundo período legislativo, ou seja, para biênio 2015/2016. O pleito aconteceu na manhã de quarta-feira (12) e duas chapas disputaram a eleição vencendo a encabeçada pelo petista Rivaldo Góes dos Santos, mais conhecido por Riva.
Oito vereadores, Riva, Anastácio, Rômulo, Léo de Eridan, Laerto, Bete, Marquinhos e Gilmara declararam antecipadamente suas posições e o resultado foi obtido na urna. A nova mesa diretora é formada por Riva, PT (Presidente), Anastácio Carvalho, PT (Vice-Presidente), Elizabete Andrade Carvalho, “Bete”, PSC (1ª Secretária) e Rômulo Carvalho PSD (2º Secretário).
Essa chapa venceu formada pelos vereadores Manoel de Bernadino, PTN (Presidente), Marlucia Rodrigues de Carvalho, PTdoB (vice-Presidente), Jefinho Carneiro, PSC (1º Secretário) e Virgílio Carvalho Santos PDT (2º Secretário), apoiados pelo prefeito Silva Neto (PDT). Depois da prefeita de Euclides da Cunha, Fátima Nunes (PSD), Silva Neto é o segundo a ser derrotado nas eleições do poder legislativo.
Redação CN