Após perder os dois braços em uma acidente elétrico há 40 anos atrás, o americano Les Baugh entrou para história ao se tornar o primeiro homem amputado no nível do ombro a controlar próteses dos dois braços usando somente o poder da mente. Ele fez parte de um estudo do Laboratório de Física Aplicada da Universirdade Johns Hopkins, no Condado de Howard, Maryland. Depois de décadas de pesquisa e experimentos, o instituto convidou Baugh para uma bateria de testes em duas semanas em junho deste ano.
Para que o experimento pudesse ter sucesso, ele passou por uma cirurgia que possibilitou encontrar nervos capazes de se ligarem aos transmissores das próteses, possibilitando que ele as controlasse somente com o pensamento. “Quando eu terminei o treinanento, eles me deixaram no controle. Eu me senti em um mundo completamente novo”, relatou Les Baugh.
De acordo com o diretor do programa Revolutionizing Prosthetics, Michael McLoughlin, eles não viam a hora de poder liberar o paciente para que ele pudesse realizar tarefas normais no cotidiano. “Eu acho que estamos apenas começando. É como se fossem os primeiros dias da internet. Há um grande potencial nisso tudo, e nós apenas começamos a jornada. Nos próximos 5 ou 10 anos, haverá um avanço fenomenal”, disse ele.
Metro1