Dezesseis municípios da região do Baixo Sul da Bahia tiveram estado de emergência decretado por conta das fortes chuvas que assolam a região nestes últimos dias. Entre os danos causados pela chuva estão alagamentos, famílias desabrigadas, deslizamentos de terra e ruptura de pontes e estradas.
As cidades afetadas Presidente Tancredo Neves, Laje, Igrapiúna, Ituberá, Ipiaú, Nilo Peçanha, Ubatã, Cairu, Camamu, Valença, Teolândia, Taperoá, Aurelino Leal, Maraú, Ibirapitanga e Barra do Rocha. O decreto foi publicado nesta sexta-feira (16), no Diário Oficial do Estado.
Entre as ações previstas nele está a permissão de que o Estado atue emergencialmente nas cidades afetadas auxiliando na criação de abrigos, fornecer alimentação, medicamentos e recuperar o acesso às rodovias que estão interditadas.
Diversos órgãos se mobilizaram para atender a população afetada durante uma reunião na tarde de ontem (18), no Gabinete da Casa Civil. “Montamos um grupo de trabalho dinâmico para enfrentar esse processo de forma rápida e eficiente. Uma das possibilidades é o repasse direto de recursos para as prefeituras e, assim, garantir a capilaridade das ações”, disse o chefe do gabinete, Bruno Dauster.
Segundo o secretário da Casa Civil, Carlos Mello, a prioridade do Governo é amenizar o sofrimento das famílias. “O nosso objetivo é agir de forma concreta para, o quanto antes, dar conforto àqueles que foram diretamente atingidos”.
Fonte: Correio