Primeira instituição estadual a aderir ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) na Bahia, em 2011, a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) prevê que em três anos o vestibular tradicional chegue ao fim no centro de ensino. De acordo com o reitor José Bites de Carvalho, 33% das vagas para a seleção de 2015 já estão reservadas para o Sisu. Em 2016, a previsão é de que a reserva chegue a 50%. Em 2017, a atual gestão espera a destinação de 100% para o Sisu.
Conforme o reitor, por meio de nota oficial, a Uneb ainda mantém o vestibular tradicional por dois motivos. O primeiro deles está relacionado aos candidatos do interior que ainda não fazem o Sisu, sendo que muitos são professores sem licenciatura que precisam da formação superior. O segundo é referente ao modelo de matrícula, que está sendo adaptado para a mudança.
No estado, os estudantes que ingressam nos cursos de graduação Universidade Federal da Bahia (UFBA) já são selecionados, desde o primeiro semestre de 2014, exclusivamente pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU). As inscrições no Sisu são feitas por meio da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) adota a mesma metodologia.
Fonte: Acorda Cidade