O principal ponto de taxi de Conceição do Coité fica no centro comercial da cidade, e a classe tem até associação, a ATCC – Associação dos Taxistas de Conceição do Coité, mas sofre com a concorrência no momento que procura vaga no próprio espaço, pois é muito comum veículos particulares ocupando a área destinada aos taxis.
O presidente da associação conhecido por “Do Carmo” disse que todos os taxistas que ali fazem ponto pagam o alvará a prefeitura no valor de R$ 125, quando custava R$ 40, a dois anos, ” a gente pensou se está aumentando o alvará então vem melhoria pra gente, mas que nada, ficou do mesmo jeito, ninguém nunca olhou para gente aqui não.” Lamentou Do Carmo.
O presidente disse ainda que muitos fazem por provocação política, ou seja, estaciona o veículo e dá piadinha, tipo “venha tirar”, aqui quem manda é a gente”. “Mas ainda temos esperança que a Prefeitura organize isso, e em outros pontos da cidade a guarda já vem atuando e deve chegar aqui, enquanto isso não acontece a gente pede a compreensão e o bom censo dos motoristas que não são taxi”, concluiu.
A Prefeitura de Coité tem um setor responsável pela organização do transito urbano na cidade, a DEOTRAN que numa parceria com a Guarda Municipal já iniciou um trabalho educativo, mas segundo os taxistas nada foi feito naquele setor até agora.
Um dos taxistas encaminhou várias fotos ao Calila com veículo oficial da prefeitura, de auto escola, van, que não obedecem as placas que indicam vagas para taxi.
Redação CN * fotos: Raimundo Mascarenhas
09-04-14 – Coité – ATCC cobra da Prefeitura organização no ponto de taxi