O eleito deputado Alex Lopes (PMDB), conhecido por Alex da Piatã, participou na manhã de quinta-feira (22), de uma reunião na Prefeitura Municipal de Riachão do Jacuípe com a presença da prefeita Tânia Matos (PDT), da secretária municipal de saúde Daniela de Souza Carneio, presidente do Conselho Municipal de Saúde, Edna Lima Carneiro, da coordenadora de Vigilância, enfermeira Jane Paula e do padre Alexandro Nonato, além de agentes de saúde e dos vereadores Jose Silvestre Nunes da Silva(PDT), conhecido por Zil do Barreiro, Adelson Ferreira Soares (PT) e da vereadora Catarina Roma de Jesus (PDT), para discutir ações de combate a febre chikungunya. O deputado disse ao CN que teve a iniciativa de telefonar para secretária de saúde pedindo para marcar este encontro por “ouvir dizer” da dimensão que esta doença vem tomando e se preocupou em buscar uma forma de combater e impedir que regionalize.
O parlamentar ouviu as autoridades municipais um relato e ficou sabendo que os primeiros casos suspeitos da febre chikungunya foram noticiados em setembro de 2014 e recebeu um relatório onde constava que até o dia 21 de janeiro de 2015 haviam sido notificados 739 casos suspeito, com 08 confirmados por critério laboratorial, 199 casos por critério epidemiológico e 532 encontrava-se em investigação. Os bairros que lideram os registros os casos suspeitos da doença são: Barra do Vento (121), Bela Vista (52), Centro da cidade (33) e Alto do Cruzeiro (11).
Outras informações do balanço dão conta que a suspeita doença atingiram 189 pessoas com idades variando 20 a 34 anos, 171 na faixa etária de 35 a 49 anos e 126 entre as pessoas de 50 a 64 anos. Durante o período que a doença vem se alastrando, o maior número de notificação ocorreu na segunda semana de dezembro onde foram notificados 141 casos.
O primeiro caso notificado no município foi em setembro de 2014 e teve com vitima a ex-secretária de saúde Maria Jussara e este ano foram notificados 252 casos suspeito em 12 bairros.
Alex contou da experiência a frente da Secretaria de Saúde de Coité e no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, pois o município vivia uma epidemia de Dengue e foram realizados mutirões, uma força tarefa da sociedade e governo, obtendo um bom resultado e “podemos fazer aqui também”, falou o parlamentar. “A situação é muito preocupante e todo cuidado é pouco no combate. O governo do estado deve está junto com a Prefeitura neste momento até porque os municípios estão passando por muitas dificuldades”, concluiu.
No final da reunião chegou à cidade uma equipe da Sesab para traçar metas e planos para um combate mais efetivo o vírus da Chicogunya e os mutirões de limpeza com os agentes treinados deveram acontecer com visitas aos bairros e ações de combate. “É prioridade para mim, cuidar da saúde de nosso povo, estou muito preocupada com os rumos que vem tomando esta doença em Riachão, é um fato preocupante, mas vamos conseguir vencer mais esta batalha”, disse a Prefeita.
A Superintendente de vigilância e proteção à saúde do Estado da Bahia Ita de Cássia Aguiar Cunha disse que a Sesab está à disposição para ajudar o município no combate a epidemia. “Vamos disponibilizar um veiculo para ficar a disposição de uma equipe que será especifica no combate aos focos que surgirem e combate aos que já existem, será uma ação de grande impacto para que possamos tirar Riachão do Jacuípe dessa, a cidade já conta com uma medica que foi treinada e capacitada com uma equipe da saúde do Estado, teremos outros médicos também se capacitando, e este projeto será um piloto para outras cidades da região”, concluiu Ita de Cássia.
Ficou acertado um grande ato de conscientização e mobilização da sociedade para o combate febre chikungunya e um mutirão no Bairro Barra do Vento.
Redação CN