Tudo pronto para a matrícula dos estudantes na rede estadual, que teve início nesta terça-feira (24) e prossegue até o dia 3 de março, em todas as 1.369 escolas dos 417 municípios baianos. A matrícula pode ser feita em qualquer escola, de maneira simples e ágil, e independente de qual unidade o aluno vai estudar.
O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, ressalta a importância do envolvimento das famílias nesse processo e convoca “todos os pais, mães e responsáveis para que não deixem seus filhos fora da escola, e para que possam fazer a matrícula e acompanhar a vida escolar destas crianças e jovens durante o ano letivo”.
Segundo o secretário, “esse envolvimento de todos é fundamental para a melhoria da qualidade do ensino, conforme vem destacando o nosso governador Rui Costa ao adotar a Educação como uma prioridade da sua gestão”. Nas escolas, a expectativa é a de que o atendimento seja realizado com agilidade, contemplando a todos que procurarem uma vaga na rede pública estadual.
A matrícula integrada, com todas as escolas operando online, acontece desde 2007, em decorrência do Sistema de Gestão Escolar, que contribuiu para eliminar as filas nas portas das escolas, permitindo um acesso com comodidade e segurança para as famílias e seus filhos.
“Já estamos com tudo preparado para receber os pais e estudantes, que são a razão da existência da escola. Temos uma sala de espera com TV, água e café, onde os acolheremos, até chegar a vez de cada um para a efetivação da matrícula. A nossa expectativa é a melhor possível”, afirma o diretor do Colégio Estadual Raphael Serravalle, Ramilton Cordeiro.
No Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes, a expectativa é de que, este ano, haverá um crescimento do número de matrículas, segundo o gestor José Mário Costa. “Ao longo dos últimos meses, venho recebendo muitos pais que me procuram para conhecer o nosso trabalho pedagógico e a infraestrutura da escola”.
Para agilizar ainda mais o processo da matrícula, destaca o diretor, foram disponibilizados mais computadores, oriundos de outros setores da própria unidade. “O atendimento é feito por ordem de chegada, mediante a entrega de fichas, o que faz com que o processo seja organizado e ágil”.
Documentos
Para realizar a matrícula, é preciso apresentar como documentos o original do histórico escolar, original e cópia da certidão de nascimento ou carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. É preciso ficar atento também ao calendário de matrícula da rede estadual de ensino para o ano letivo de 2015, que começa no dia 9 de março.
Pela internet
A matrícula pode ser feita também pela internet, por meio do Portal da Educação para os estudantes das redes estadual e municipal, que já estão conectados com o Sistema de Gestão Escolar (SGE) da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, com frequência regular até o final de 2014. Também podem se matricular, via internet, os alunos da rede estadual que não renovaram a matrícula ou que pretendem se transferir para outra unidade escolar da rede.
Para efetivar a matrícula pela internet, o estudante deverá utilizar o código contido na carta de renovação ou carta informativa disponibilizada pela escola e, posteriormente, confirmar sua matrícula na unidade escolar para a qual foi matriculado, por meio da entrega da documentação, obedecendo ao prazo estabelecido pelo comprovante de matrícula. Alunos e pais podem acompanhar a divulgação sobre matrícula no Portal da Educação e no Facebook – Todos pela Escola.
Calendário
Dia 24 de fevereiro – Transferência para estudantes da rede estadual que queiram mudar de escola
Dias 25 e 26 de fevereiro – Matrícula para estudantes das redes municipais, concluintes do 5º ou 9º anos do ensino fundamental, quando a escola não oferece a série seguinte
Dia 27 de fevereiro – Matrícula para estudantes novos do ensino fundamental e Proeja fundamental
Dias 2 e 3 de março – Matrícula para estudantes novos do ensino médio e técnico nível médio