O grupo Mamonas Assassinas, um dos maiores fenômenos musicais dos anos 90 na música brasileira, completa 19 anos de morte nesta segunda-feira (2).
A banda era composta pelo vocalista Dinho, baiano da cidade de Irecê, Bento, Júlio, Sérgio e Samuel e alcançou as paradas de sucesso com músicas como ‘Pelados em Santos’, ‘Vira-Vira’ e ‘Robocop Gay’. O estilo debochado e crítico das canções logo caiu no gosto popular e consagrou o grupo formado em 1989. Batizada de “Utopia”, a banda começou sem o vocalista Dinho, que ingressou no grupo em 1990.
A tragédia – Em um sábado (02 de março de 1996), o irreverente grupo Mamonas Assassinas voltava de um show em Brasília e devido a um erro todos os tripulantes da aeronave morreram no trágico acidente na Serra da Mantiqueira em São Paulo.
O Departamento da Aeronáutica Civil explicou que o acidente ocorreu devido a uma manobra equivocada do piloto, foi a causa da tragedia.
A 10 quilômetros do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, o piloto repetia, a pedido da torre de controle, o procedimento de aterrissagem. No entanto, em vez de fazer uma curva para a direita, virou o avião Lear Jet 25, PT-LSD, para a esquerda, chocando-se com a Serra.
Além dos componentes da banda: Dinho, que completaria 25 anos no outro dia (03), os irmãos Samuel, Sérgio, Júlio e Bento, também morreram na catástrofe, o piloto e co-piloto juntamente com dois assistentes dos artistas.
Veja o clip ‘Pelados em Santos’:
Metro 1 e S1 Notícias