A Secretaria Municipal da Saúde de Conceição do Coité irá promover uma grande campanha de prevenção à Dengue e à febre Chikungunya. A ação será realizada durante todo o mês de março e contará com profissionais. A ação consiste na orientação da comunidade, distribuição de materiais educativos e mutirões para recolhimento de potenciais focos do mosquito aedes aegypti.
“As equipes, formadas por profissionais da saúde e agentes comunitários, irão visitar cada casa, orientando a população de Coité sobre os cuidados que devemos ter para evitar as doenças”, explica Leonardo Mascarenhas, secretário municipal de Saúde.
Durante todo o dia de quinta-feira, 19, a Prefeitura vai realizar um faxinaço no Distrito de Aroeira. E na sexta-feira, 20, às 9h da manhã, será realizado um ato na Praça da Matriz da sede para chamar atenção dos moradores de forma geral. Ao longo da semana os profissionais da equipe de prevenção darão entrevistas em emissoras de rádios para alertar a população sobre a dengue e a febre chikungunya, que são doenças transmitidas pela picada do mosquito aedes aegypti infectado e, também, pelo mosquito aedes albopictus.
Francisco de Assis, prefeito de Conceição do Coité, destaca a importância da participação da população. “A Prefeitura está intensificado as ações de combate a essas doenças, mas a participação da população é fundamental, já que a maioria dos focos se encontram nas residências”, alerta o prefeito, que está preocupado com o problema. Segundo ele, vários municípios já estão sofrendo com o problema.
Para combater as doenças, é preciso tomar medidas semelhantes, como verificar se a caixa d’água está corretamente tampada ou vedada, não acumular água parada e colocar areia nos pratos dos vasos de planta. Os sintomas também são semelhantes: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Contudo, o vírus da febre chikungunya avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.
Sintomas
Embora os vírus da febre chikungunya e os da dengue tenham características distintas, os sintomas das duas doenças são semelhantes.
Na fase aguda da chikungunya, a febre é alta, aparece de repente e vem acompanhada de dor de cabeça, mialgia (dor muscular), exantema (erupção na pele), conjuntivite e dor nas articulações (poliartrite). Esse é o sintoma mais característico da enfermidade: dor forte nas articulações, tão forte que chega a impedir os movimentos e pode perdurar por meses depois que a febre vai embora.
Diagnóstico
O diagnóstico depende de uma avaliação clínica cuidadosa e do resultado de alguns exames laboratoriais. As amostras de sangue para análise devem ser enviadas para os laboratórios de referência.
Tratamento
Na fase aguda, o tratamento contra a febre chikungunya é sintomático. Analgésicos e antitérmicos são indicados para aliviar os sintomas. Manter o doente bem hidratado é medida essencial para a recuperação.
Quando a febre desaparece, mas a dor nas articulações persiste, podem ser introduzidos medicamentos anti-inflamatórios e fisioterapia.
Prevenção
Não existe vacina contra febre chikungunya. Na verdade, a prevenção consiste em adotar medidas simples no próprio domicílio e arredores que ajudem a combater a proliferação do mosquito transmissor da doença
Observação importante:
No Brasil, os primeiros casos registrados da febre chikungunya indicavam que os pacientes tinham sido infectados no exterior, num dos 40 países por onde o vírus circula faz tempo. Naquele momento, os episódios foram controlados, mas o risco de transmissão em território nacional não foi afastado.
O Ministério da Saúde garante que não há motivo para alarme, uma vez que nossos serviços de saúde e de vigilância sanitária estão atentos. Os casos confirmados no Brasil foram notificados para a Organização Mundial da Saúde (OMS). Na mesma linha de conduta, médicos, laboratórios e as secretarias municipais e estaduais de saúde estão recebendo orientação sob a melhor forma de agir diante da nova doença. Em Conceição do Coité já são 9 casos suspeitos de Chykungunya e um confirmado, os exames foram encaminhados para o Laboratório Central em Belém do Pará. Nas proximidades tiveram casos confirmados Riachão do Jacuípe, Valente e Feira de Santana.
Programação da semana:
Terça-feira, 17 de março às 7h – Entrevista da equipe de mobilização na Rádio Tudo FM 92.1
Quarta-feira, 18 de março, às 7h30 da manhã – Entrevista na Rádio Vitória FM; às 8h30, na Jacuípe AM; e às 12h30 na Rádio Baiana FM 96,5.
Quinta-feira, 19 de março, às 8h – “Faxinaço” no Distrito de Aroeira, com a participação dos moradores.
Sexta-feira, 20 de março, às 7h – Panfletagem na Feira Livre e às 9h concentração na Praça da Matriz de Conceição do Coité.
Mais informações:
Paulo Marcos
Assessoria de Comunicação Social