A Páscoa é um momento de celebração universal da religiosidade, do amor ao próximo e da ressurreição de Jesus Cristo. Nesse período as pessoas se reúnem para partilhar o alimento e também celebram a fertilidade e o começo da vida com a troca de ovos de chocolate.
O comércio é aquecido com a venda desses produtos e há no mercado as mais variadas opções disponíveis. Ovos de chocolate acompanhados de brinquedos, evidenciando algum personagem e também feitos artesanalmente.
Pensando nisso, a Rede de Produtoras da Bahia em parceria com o Movimento de Organização Comunitária (MOC) realizam nos dias 23 e 24 de março no Centro de Formação Comunitária (CFC) bairro Papagaio em Feira de Santana um curso para a produção de ovos de páscoa com a participação de mulheres rurais.
Participam da atividade cerca de trinta e cinco mulheres rurais, agricultoras familiares e integrantes de grupos produtivos dos Territórios do Sisal, Bacia do Jacuípe e Portal do Sertão. Elas estão aprendendo as técnicas de como produzir os ovos de chocolate e organização das embalagens e apresentação do produto. Para Evani de Jesus Miranda Silva, da comunidade de Lajedinho município de Santa Luz essa é mais uma oportunidade para a qualificação dos empreendimentos econômicos solidários e ampliação da produção.
Ela faz parte do Grupo Sabores da Caatinga que produz cocadas, sequilhos, bolos e broas. “Estou aprendendo a fazer os ovos de páscoa nesse curso e pretendo multiplicar o que aprendi com as minhas colegas de grupo. É mais uma oportunidade da gente ampliar a nossa produtividade e também aumentar a nossa renda nesse período”, afirma.
O curso conta também conta com uma formação na área de viabilidade econômica e financeira, que as mulheres vão aprender sobre organização e planejamento de vendas, calcular os custos e os lucros atingidos. Os ovos de páscoa serão produzidos pelos grupos de produção de mulheres ainda nesta semana e devem movimentar a economia e os comércios locais nos próximos dias.
Fonte: MOC