O Distrito de Barreiros, distante 42 km da sede do Município de Riachão do Jacuípe-Ba, com quase 4 mil habitantes, vive um verdadeiro caos quando o assunto é a comunicação via telefonia móvel, pois, não dispõe de nenhum sistema, que hoje é algo de extrema importância na vida das pessoas. “Para conseguir fazer ligações, os moradores têm que subirem em locais altos, com o intuito de captar algum sinal, que é péssimo e vem de cidades vizinhas. Como morador da comunidade, filho naturalizado da terra, a gente tem a grande ansiedade de um dia ter um sinal próprio, por conta das nossas dificuldades, tenho até um sentimento de revolta, pois é de certa forma um descaso, a gente tem a grande expectativa que muito em breve possa vir o sinal. Já foi prometido várias vezes por políticos, mas fica sempre nas promessas.Ficamos irritados, aborrecidos e tristes com essa situação” lamenta Luiz Carlos de Cristo.
Segundo informações, em 2011 a deputada estadual Neusa Cadore fez a solicitação ao governo do Estado,à SEINFRA, por meio da indicação 18.830/2011 para a instalação de um sistema de telefonia celular para o distrito, a SEINFRA concluiu a licitação e a empresa vencedora foi a Claro, mas o problema continua. A deputada informou que sua equipe está buscando novas informações, durante essa transição de novo governo.
Segundo Diego Sandes a deputada Neusa já tomou todas as medidas cabíveis para implantação do sinal, sua solicitação foi acatada e obteve apoio de lideranças estaduais.Ainda segundo Diego o processo é lento e burocrático e não depende mais de força política e sim da ANATEL e da operadora claro.
“A falta de sinal em Barreiros é um problema, pois a gente fica sem se comunicar, o pouco que pega é ruim e temos que ficar procurando. Meu celular deu problema e por causa da falta deste serviço não me interessei em comprar outro”relatou a professora Tamiles Santos Oliveira.
Segundo acordo firmado entre a ANATEL e as operadoras, elas tem até 2016 para atender as localidades que não possui sinal.
Texto/ Marcos Kaique