O Calila Noticias esteve atento as coisas curiosas e satíricas do meio politico baiano, de modo especial as lideranças que estiveram na cidade de Monte Santo no sábado,28, para acompanharem a inauguração de dois trechos da rodovia BA 220, sendo um com asfalto novo que liga Monte Santo a Pedra Vermelha e recuperação do trecho Monte Santo / Euclides da cunha.
Faltando adrenalina
O agricultor Jairo Mota Moura, 24 anos, residente no Povoado de Saco Fundo, ao chegar ao campo de pouso em Monte Santo, bem humorado,perguntou? Que negócio ‘queto’ é esse rapaz, parecendo velório?” o CN então perguntou o que estava faltando, ele respondeu: adrenalina, e mandou que o povo animasse. Para manter o clima animado, passa “um mulherão”, bem vestida e o Jairo chama a atenção ao dizer em voz alta que gostaria de dar uma “voltinha” naquele avião.
Vocalista tira o chapéu para Rui Costa –
O vocalista e líder da banda Brega & Vinho Homero, parece que nasceu de chapéu, pois quase não se vê ele sem aquele chapelão tipo Peão de boiadeiro, tanto no dia a dia quanto nos shows.Mas ele resolveu inovar e chegou ao campo de pouso sem o chapéu, cabelos pretos e ralos. O CN perguntou o que tinha acontecido, ele justificou: “tirei o chapéu para Rui Costa, pelas belíssimas estradas construídas na região”,afirmou com humor o cantor da pisadinha.
Afilhada de Rui Costa esteve presente
O cigano Ataíde Oliveira é presença cativa em todas as viagens de Rui Costa na região. Na sexta-feira foi a Santa Brígida e no sábado a Monte Santo. O cigano tem um motivo forte para está ao lado de Rui. Em 2011, Rui Costa foi a Euclides da Cunha e batizou a filha casula, Victoria Santos Oliveira, hoje com 03 anos. Ataíde foi a Monte Santo com a esposa Silvana Santos e Victoria, que recebeu a benção do padrinho governador.
“Ex governador Wagner de bobeira?” –
O termo sósia é frequentemente usado para identificar qualquer pessoa que, fisicamente ou comportamentalmente, assemelha-se a outra pessoa, principalmente personalidades que são amplamente conhecidas. Em Monte Santo, o CN encontrou o sósia do ex-governador Jaques Wagner.O CN não conseguiu identificar o sósia do galego, que certamente se resolvesse subir no palanque muita gente ia lá pra cumprimentá-lo.
Cigarra impediu por alguns minutos o inicio dos discursos
E o sistema de som deixou os organizadores do evento em desespero. Antes de começar os discursos um forte ruído que mais parecia o canto das cigarras incomodou bastante até o governador Rui Costa, que foi perto do operador de som saber o que estava ocorrendo, o o operador parecia que ia ficar louco, porque desligava a mesa e o som persistia, o barulho só terminou quando perceberam uma filmadora em um tripé no meio do povo, era justamente ela que estava provocando o zumbido.
Vereador de Cansanção chama prefeito de “Peixe ensaboado” –
Ao ver o prefeito de Cansanção, Ranulfo Gomes (PSD) em cima do palanque e próximo de Rui Costa, os vereadores da oposição, liderado por Cirilo Damacena, ao comentar a presença do gestor, disse que o prefeito é um “peixe ensaboado”. Questionado sobre a expressão, o vereador Cirilo (PSDC), disse que Ranulfo é muito oportunista “foi eleito pelo PMDB, depois apoiou o ex-governador Jaques Wagner e o episódio mais recente, deixou de apoiar Rui Costa que as pesquisas apontavam que perderia no primeiro turno e pensando que Paulo Souto ia ganhar abandonou Rui. Com a derrota de Paulo Souto ele já está chegando pra perto de novo.É um cara escorregadio, parece peixe ensaboado”, finalizou.
Rui saudou Ranulfo, mas também saudou Ari de Almerindo – Ao saudar os prefeitos, Rui Costa foi lendo as informações nas “fichinhas” repassadas pelo cerimonial e na vez do prefeito Ranulfo Gomes de Cansanção, fez uma pausa e lembrou o ex-prefeito Arivaldo de Souza Pereira, mais conhecido por Ari de Almerindo (PDT). “Quero saudar o meu amigo ex-prefeito Ari de Almerindo”, falou Rui e sua fala foi entendida pelos “cientistas” políticos da região que o governador mandou um recado para a eleição de 2016.Enquanto Ranulfo considerado Peixe ensaboado, Rui tem Ari como passeiro fiel.
Foguete só para João Bacelar
Teve um fato que levantou suspeita em Monte Santo, foguete só para o momento que João Bacelar foi convocado para discursar. É comum isso para deputado majoritário, mas antes dele tem o prefeito e o governador. João discursou antes de Jorge e Rui, teve fogos e o CN ficou atento aos fogos para o prefeito e o governador, só que não saiu nada. Achamos que João contratou por conta própria os foguetes.
Teve mexicano e indígena
Monte Santo é a terra de todos os Santos, de cultura variada e famosa pelo turismo religioso. Mas o que chamou a atenção de muita gente foi um homem de óculos escuro com um destacado chapéu mexicano. O Calila foi perto dele mas estava concentrado nos discursos que se limitou em responder que esteve no México a quatro meses e comprou aquele chapelão, o repórter deixou ele a vontade, mas não o perdeu de vista, pois queria saber seu nome e onde morava.Eis que no fim dos discursos estava ele ao lado do prefeito e vice de Ichu, município do Território do Sisal , foi quando ele revelou que se chama Wilson e estava acompanhando o prefeito George.
O cacique Cândido que não conseguimos identificar a tribo também “colou” na frente do palanque e acompanhou todo discurso, aliás, ele esteve desde o campo de pouso esperando a chegada do Governador.A deputada Fátima Nunes que é votada na região que tem tribo indígena, no caso de Banzaê foi quem deu atenção especial ao Cacique no ato de seu discurso.
Vontade do prefeito é que gabinete do governador fosse pra Monte Santo
Jorge Andrade prefeito de Monte Santo vai ter muito argumento na campanha para sua reeleição. Onde chegar vai poder dizer ao povo que pediu muitos benefícios ao governador, inclusive fez uma relação de pedido em uma folha de papel que quase não parou de pedir. Mas o que chamou a atenção foi o pedido que fez ao governador. Não foi barragem, não foi maquinário, ele pediu que o estado fizesse os sangradouros das barragens, pois segundo ele estão todas cheias, para alegria do povo que deixou de sofrer por água. Naquela manha do “meu querido” ele foi longe nos pedidos, de maneira que Rui disse a ele que pretender ir várias vezes em Monte Santo, mas já estava preocupado de Jorge levar todas as vezes uma lista daquele tamanho.
Redação CN * fotos: Raimundo Mascarenhas