Cerca de 30 mil frangos morreram na tarde de ontem (7) na zona rural do município de Muritiba, recôncavo baiano. Segundo os proprietários, o motivo foi um corte no fornecimento de energia elétrica.
Até o início da manhã desta quarta-feira, a contagem dos animais mortos chegava a 30 mil, em 16 galpões. Mas o número deve subir, pois outros galpões também foram afetados e estão contabilizando as perdas.
De acordo com a Associação Baiana de Avicultura (ABA), o prejuízo direto com a mortandade e indireto com as outras aves que foram afetadas com a queda de energia pode ultrapassar os R$ 400 mil.
A energia caiu por volta de 13h e só foi restabelecida às 19h. As aves são abrigadas em granjas com ventiladores e um sistema de aspersão que gera névoa de água.
Embora esta tenha sido mais grave, recentemente a indústria e os criadores da região foram vítimas de situações idênticas. Em dezembro de 2014 ocorreram duas quedas de energia. A primeira, no dia 18, quando 16 mil aves morreram e a segunda no dia 31, com a perda de outras 11 mil.
Fonte: Acorda Cidade/ foto: ABA