Como aconteceu em 15 de março deste ano, quando milhões de brasileiros foram às ruas se manifestarem contra o Governo Dilma e a corrupção, a cidade de Conceição do Coité passou como um dia comum e sem nenhum tipo de manifestação. Neste domingo (12/04) ao contrário do que aconteceu em várias cidades do Brasil, principalmente de médio e grande porte, além das capitais, Conceição do Coité ninguém foi as ruas se manifestar contra o PT, mas o Diretório Municipal do partido promoveu uma assembleia no Centro Cultural das 10h às 12h30 para apoiar a presidente Dilma e o prefeito Francisco de Assis.
O encontro contou com a presença do prefeito Assis, vereadores da base aliada, secretários municipais, deputados estaduais Alex da Piatã (PMDB) e Maria Del Carmen (PT) e o deputado federal Afonso Florence (PT) Urbano Carvalho presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Coité e o presidente do PT local Aroldo Portugal. No auditório um grande público compareceu e ouviu atentamente os discursos e se manifestou em apoio os governos Dilma e Assis.
O Partido dos Trabalhadores vive talvez o pior momento da história desde sua fundação a mais de 20 anos, pelo menos nos últimos doze meses tem sido alvo de gravíssimas denuncias principalmente sobre a corrupção da Petrobrás. Apesar de tudo que é mostrado na mídia nacional os petistas de um modo geral, não importa se do Rio , São Paulo, Brasília ou Coité, sempre saem na defesa do Governo quando dizem que não existem provas concretas dessa corrupção mostrada e condenam a imprensa brasileira. Durante a assembleia atacaram a Rede Globo e uma rádio AM local, coordenadas pelo que chamam de lideres defensores do capitalismo, que depois que deixaram de receber grandes fortunas, quer seja do Governo Federal no caso da Rede Globo e Municipal a exemplo da rádio, vivem a tentar desgastar a imagem do partido, para quem sabe voltar a obter as grandes vantagens.
O prefeito Assis que desde quando iniciou a carreira política, ele que foi um dos fundadores do PT de Coité, é o que mais protesta contra a mídia, o que ele falou durante a assembleia hoje sobre a postura da rádio local e da Rede Globo, repetiu o que vem dizendo a décadas. “Meus amigos, minhas amigas, eu peço que vocês reflitam cada noticia, cada informação, para você entender se aquilo ali é um fato incontestável ou se é uma opinião de alguém que tem interesse incontestáveis ao dizer aquilo. Para que serve os meios de comunicação? Vocês pensam que é pra bem informar ao nosso povo? É pra nos trazer as noticias sobre os acontecimentos? Claro que não, a imprensa existe pra fazer controle social, existe pra tentar fazer a sua cabeça, pra tentar mudar seu comportamento, suas atitudes, é uma disputa de poder. Vocês nunca vão ouvir a rádio sisal elogiando o nosso governo, como nunca ouvirão a Rede Globo, Folha, Veja, o Estadão falando bem dos governos do PT, eles estão cumprindo o papel de defender os interesses dos donos de sua classe, Nós não podemos acreditar que inventamos a corrupção. A rádio sisal tem dono, a rádio tem um projeto de poder, já que os donos dela tem um projeto político, assim é no pais inteiro, no mundo inteiro, e eles nunca vão dizer aquilo que possa nos beneficiar, os mais humildes não fazem parte desse projeto. Nós trabalhadores que somos condenados por eles, a sermos eternamente oprimidos, excluídos das conquistas que a humanidade tem feito a milênios, a séculos, a décadas”, falou em seu discurso.
Deputado Alex da Piatã disse também que vem sendo alvo de ataques nos programas dominicais da emissora e que está processando a rádio, pois segundo ele, o pessoal da emissora pega áudio de seus discursos e fazem edição contextualizando da forma que eles querem, “pegam projetos de leis que nós apresentamos e colocam editados da forma que eles pensam, e tentando a todo tempo desqualificar a nossa imagem”, protestou o parlamentar.
Alex chamou a atenção ainda para a situação que o país está passando com a crise econômica, segundo ele situação idêntica a que assolou o mundo. ” e não é diferente, tem consequências no Brasil, mas eu não tenho dúvidas que vamos superar.E aqui em Conceição do Coité diante dessa crise, as arrecadações caíram muito, e o nosso prefeito Assis tem tido o cuidado de tomar medidas, que são necessárias, assim como tem tomado nos ajustes fiscais da nossa presidente Dilma, para que a gente não possa sofrer consequências piores no futuro. As vezes alguns companheiros nossos não entendem bem, tem dificuldade de passar por esse momento, mas eu queria pedir aqui encarecidamente a cada um de vocês, que compreenda e entenda que é um momento, os nossos adversários estão comemorando, como comemoraram no inicio de 2013, mas tiveram as respostas dada por vocês nas urnas no ano passado.Então vou deixar um recado pra eles, que muitos nos encontra e dizem se as eleições fossem hoje vocês perderiam, ai eu respondo: o problema é o ‘se’, a eleição só em outubro de 2016, e daqui até lá muitas receitas virão para corrigir, e com muito trabalho, mas não podemos deixar de registrar os inúmeros ganhos que já tivemos aqui em Conceição do Coité, porque muitas vezes por um determinado momento, por um pequeno problema a gente esquece de ver um passado de grandes conquistas tão recente, e basta comparar o que era a saúde no município antes do nosso governo e agora.”, concluiu Alex.
Redação CN * fotos: Raimundo Mascarenhas