O prefeito Ismael Ferreira participou na última quarta-feira (08), da Sessão da Câmara de Vereadores, para pedir aprovação de projetos de Lei que viabilizam o inicio dos Projetos Mais Esporte em parceria com a PETROBRAS e Valente Contra a Seca: Iniciativas de Adaptação às Mudanças Climáticas no Semiárido Baiano aprovado pela União Europeia e foram enviados a câmara no dia 24 de março de 2015.
Os projetos elaborados pela Prefeitura Municipal de Valente, através da equipe de planejamento e projetos, em parceria com demais secretarias do Governo e entidades sociais, somam R$ 3 milhões e 400 mil a serem investidos na economia do Município.
O Projeto Mais Esporte aprovado pela PETROBRAS visa promover a inclusão social de 1500 crianças e adolescentes, matriculados na rede pública de ensino, por meio do acesso ao esporte educacional, concorreu com outros 1.421 projetos de todo o país, ficou entre os 34 aprovados em todo o Brasil e receberá investimento R$ 2.255.102,62. Já o projeto Valente Contra a Seca: Iniciativas de Adaptação às Mudanças Climáticas no Semiárido Baiano aprovado pela União Europeia, tem como parceiras a APAEB e OIKOS, receberá o valor de 399 mil euros (cerca de 1 milhão e 200 mil, em reais) que beneficiará 500 agricultores de 70 comunidades através de construção de 40 cisternas de produção com capacidade de 50 mil litros de água cada. Na Bahia, o projeto de Valente foi o único aprovado pela União Europeia. Além das cisternas, o projeto é composto também por kits produtivos como: irrigação por gotejamento, aves de postura, aves de corte, produção de ração e kit de reprodutores caprinos e ovinos.
Os projetos que foram apresentados na Câmara de vereadores pelo diretor de Projetos da Prefeitura, Cleber Silva e pelo educador físico Everton Renan, que tiraram dúvidas dos vereadores a cerca dos mesmos, seriam votados na quarta-feira dia (08), mas o prefeito Ismael Ferreira pediu à mesa diretora da Câmara a retirada dos mesmos da ordem do dia.
O prefeito, Ismael em seu discurso disse que não acredita que o Poder Legislativo vá votar contra projetos dessa natureza, porque seria muito contraditório. “A gente fala tanto em esporte, fala tanto em geração de emprego e renda e votar contra esses projetos? Eu não acredito de jeito nenhum, e acho que o bom senso vai prevalecer. Esses dois projetos não trazem prejuízo nenhum para Valente, só benefícios. Nós mandamos pra câmara, a câmara pediu mais informações, nós damos, hoje tiramos de pauta para haver mais oportunidade de conversar e explicar, estaremos à disposição para ter mais tempo de dialogar. Se for preciso, nós vamos conversar mais uma vez com o presidente e com as comissões da Câmara para dar mais informações, pois não podemos não ter esses projetos aprovados. São mais de 33 empregos diretos só o da PETROBRAS, o da União Europeia, mais de 40. Serão ao todo, 70 postos de empregos diretos, sem contar os ganhos sociais diretos para 1.500 crianças que irão praticar diversas modalidades esportivas e 500 famílias que serão beneficiadas com tecnologias de melhor convivência com a seca”, explicou o gestor.
Informações ASCOM/PMV