Por iniciativa da senadora Lídice da Mata (PSB-BA), foi anunciada na sessão desta quarta-feira (29), no Senado, em Brasília, a composição da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que irá investigar o assassinato de jovens no Brasil. A parlamentar baiana diz que é preciso averiguar em detalhes os crimes que acometem a juventude, principalmente negra e das periferias, e anunciou que na próxima semana deverá ocorrer a instalação da Comissão.
De acordo com quadro apresentado em um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a cada três jovens assassinados no País, dois são negros.
O levantamento também mostra que a chance de um adolescente negro ser morto, no Brasil, é 3,7 vezes maior, do que a de um adolescente branco. O estudo aponta um aumento de 30% no número de assassinatos de negros no Brasil entre 2001 e 2011.
Bahia – No Estado, que tem a maioria da população formada por afrodescendentes, a chance de um jovem negro ser assassinado é 3,5 vezes maior que a de um branco na mesma faixa etária. Embora o índice esteja abaixo da média do Nordeste é considerado alto e é maior que o de estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte, por exemplo. No Brasil, a Bahia ocupa a 11ª posição neste indesejável ranking.
Por: Gabriel Carvalho