Desde 30 de abril, mais 23 municípios do interior da Bahia passaram a ter cobertura de voz e dados fornecida pela operadora Claro. A ampliação do sinal de internet móvel (3G) nessas localidades é uma resposta ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), articulado pela CPI da Telefonia e celebrado entre as operadoras, Ministério Público Federal (MPF), PROCON e Assembleia Legislativa no ano passado.
Entre outros pontos do TAC, a Claro se comprometeu a antecipar investimentos no estado para interiorizar e ampliar cobertura de sinal, beneficiando trinta e quatro municípios baianos sem acesso à internet de boa qualidade até junho de 2015. Para o relator da CPI, o deputado estadual Joseildo Ramos (PT), esse pode ser considerado um grande avanço proporcionado pelo trabalho da Comissão. “Era absurda a desobrigação das operadoras no processo de universalização, que é o caminho natural, de atender quem mais precisa”, disse.
Entre as cidades alcançadas pela ação da operadora, até o momento, estão: Araci, Alcobaça, Baixa Grande, Campo Formoso, Capim Grosso, Caravelas, Iaçu, Igaporã, Mucuri, Miguel Calmon, Medeiros Neto, Mutuípe, Queimadas, Riachão das Neves, Riachão do Jacuípe, São Felipe, Santaluz, Belo Campo, Caldeirão Grande, Esplanada, Barra da Estiva, Ibicoara e Planalto.
Na lista de municípios apontados pelo TAC, ainda constam outros 11, que têm como prazo limite de implantação o final do primeiro semestre de 2015. Até 31 de dezembro de 2015, a operadora Claro também terá que atender 80 % das comunidades rurais do estado localizadas até 30 km de distância da sede dos municípios.