Na última sexta-feira (30), aconteceu no auditório do Campus XIV na Universidade Estadual da Bahia em Conceição do Coité o “Diálogo Interterritorial de Comunicação e Cultura” que tem como objetivos desenvolver as mídias alternativas e reestruturar os setoriais de Cultura dos territórios do Sisal, Bacia do Jacuípe e do Semiárido Nordeste II.
Estiveram presente interessados no campo da comunicação, exemplo de radialistas comunitários, blogueiros e estudantes do curso e cultura, marcado por representantes das cidades da região. Os convidados para mediar o evento foram Emiliano José, político brasileiro, além de ser jornalista, escritor e doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia e Jorge Portugal que é um letrista, poeta, professor universitário e compositor brasileiro e agora foi colocado como secretário estadual de Cultura.
Os discursos foram embasados na importância da cultura e comunicação e numa política para facilitar as intermediações entre governo x população. Jorge afirmou que agora como secretário estadual da Cultura, estará aberto a propostas e cobranças.
Um aflição demostrada durante o evento foi a problemática das rádios comunitárias. Os radialistas estão buscando apoio para legalizarem a situação. Recentemente o site Calila Notícias, publicou o caso de um coiteense condenado pela justiça por manter uma rádio comunitária. Segundo os representantes do governo, essa será uma luta com prioridade.
Após o evento, Jorge Portugal foi visitar a Orquestra Santo Antônio juntamente com Francisco de Assis, gestor do município e Adriano Araújo, prefeito de Teofilândia.
Thaise Ewbank