O governador da Bahia Rui Costa (PT) teve uma manhã e inicio de tarde desta quinta-feira, 28, bastante concorrida na cidade de Valente, no território do sisal, com diversas atividades que iniciaram às 09h e só terminou por volta das 13h depois de visitar duas escolas, uma da rede estadual e outra municipal, conforme vem fazendo em todos municípios que visita.
O primeiro ato do governador depois de descer do helicóptero, foi no Bairro Portelinha onde descerrou a placa de inauguração da Creche Encantos do Saber, ao lado do prefeito Ismael Ferreira (PT) dos deputados Rosemberg Pinto, Joseildo Ramos, Fátima Nunes, Gika Lopes também do Partido dos Trabalhadores, alem de Alex da Piatã, deputado do PMDB mas faz parte da bancada governista na Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA. Vários prefeitos também prestigiaram a presença do governador, a exemplo de Osni Cardoso (PT), do município de Serrinha que também preside o CONSISAL.
Após a inauguração da Creche estava prevista uma visita a fábrica da APAEB, mas foi cancelada, e a comitiva se dirigiu para a Praça da Forródromo, onde em frente a sede da Prefeitura foi montado um palanque, e colocados os equipamentos que seriam entregues aos produtores rurais de Valente; dois kits de irrigação para hortas comunitárias, oito tanques resfriadores de leite que beneficiarão também os municípios de Valente, Retirolândia e Santa Luz, 14 máquinas motoforrageiras e 30 barracas para comercialização de produtos da agricultura familiar.
O governador autorizou ainda cinco aguadas e entregou 314 títulos de propriedade de terra, assinou a ordem de serviço para a implantação de seis barreiros nas localidades de Alagadiço, Algodões, Ferros, Lagoa da Varginha, Pau de Colher e Santa Rita de Cássia que serão executadas pela CAR com investimento de R$ 252 mil, atendendo 1.800 pessoas.
Rui afirmou que não existe solução econômica para a Bahia que não passe pelo semiárido e pela agricultura familiar. “Estamos escolhendo algumas cadeias produtivas para alavancar essa produção. Para melhorar a renda do agricultor não tem uma ação só. São várias, articuladas para melhorar a vida do agricultor da Bahia”. O governador disse que uma dessas ações foi a entrega de matrizes de caprinos. “O governo compra matrizes de qualidade para melhorar geneticamente o rebanho, teremos assim animais que produzem mais leite ou carne”.
Foi entregue também simbolicamente, numa parceria entre o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) e a Consisal, a placa de nº 50, representando a entrega de aguadas, tecnologia a ser usada em municípios da região sisaleira.
Já as barracas de comercialização de produtos têm como objetivo requalificar as feiras livre e formar espaços de comercialização, permitindo aos agricultores familiares locais vender diretamente a produção. A ação vem sendo desenvolvida desde 2010, por meio de uma parceria entre a CAR e SUAF, tendo já sido entregues mais de 3.000 barracas para mais de 50 municípios. Essa iniciativa é financiada pelo programa estadual Vida Melhor, com recursos do Fundo Estadual de Combate e erradicação da Pobreza (FUNCEP).
O prefeito Ismael Ferreira iniciou seu discurso dizendo que o Brasil tem vivido momentos difíceis, mas tudo que se fala é como se nada de bom tivesse acontecido,”nós temos que levantar a cabeça e reagir a isso, tem muita coisa boa acontecendo, mesmo com alguns desvios de conduta que os culpados devem ser punidos. Com tanta dificuldade, a união, o estado e os municípios arrecadam menos, mas tem muita coisa boa acontecendo e cada dia nós aprendemos, que o sertão tem de tudo que se precisa, e se faltar a gente inventa.E temos que enfrentar a crise não com reclamação, é driblando ela com competência, fazendo muito mais com menos recursos, como o governador vem fazendo, como nós estamos fazendo aqui em Valente.É preciso entender e levantar a cabeça, que tudo que aconteceu no nosso Brasil, nos últimos 12 anos, em nossa Bahia nos últimos 8 anos e em nossa cidade nos últimos dois anos,temos números suficientes para mostrar a eles (opositores) que governaram durante anos, não chegaram nem perto”, garante o prefeito.
Regularização fundiária – Foram entregues pela Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), ligada à SDR, 314 títulos individuais de regularização fundiária do Território do Sisal. Destes, 11 títulos do município de Valente, além de 58 títulos do município de Monte Santo, que também recebeu 2 títulos de discriminatória urbana e suburbana.
Para o titular da SDR, Jerônimo Rodrigues, a ação integrada e conjunta do governo estadual, destinada a atender, com prioridade, os agricultores familiares, contribui para o desenvolvimento da região sisaleira e da política territorial. “Esse desenvolvimento é, sobretudo, do meio rural, com iniciativas que beneficiam diretamente os projetos produtivos, os agricultores familiares e suas atividades, dando condições efetivas para que as famílias possam viver bem no campo, tenham renda, água e terras regularizadas”.
Rosembrg Pinto ao comentar o pacote de benefícios levados a Valente, disse que Rui Costa dar uma grande demonstração de compromisso com o interior, em especial com o sertão da Bahia. O parlamentar foi aplaudido quando em seu discurso falou da reabertura do galpão onde funcionava a Via Uno de Coité e de Valente que no próximo mês de junho será reaberta em Coité e no mês de Julho em Valente, com nova empresa calçadista, “fazendo com que a região recupere o deficit de emprego no setor. Saio daqui extremamente feliz, o governador anunciou ordens de serviços, entregou equipamentos para agricultura familiar, e mesmo no momento de crise que passa o Brasil, o governo do estado com arrecadação pequena, uma das menores do Brasil, consegue atender as demandas da sociedade. Comemorou Rosemberg deputado majoritário do Município.
O deputado Alex da Piatã destacou a disposição do governador Rui Costa que não para de visitar os municípios e levar benefícios, destacou a entrega dos equipamentos para o agricultor familiar que para ele já produz bastante sem esses recursos, ” agora com tudo isso que foi entregue a produtividade vai ser ainda maior, porque nosso povo tem a marca do trabalho e saberá tirar proveito de tudo isso aqui”, afirmou Alex.
Joseildo Ramos ao falar para o CN disse que o Governo do estado estabeleceu uma preferência clara pela agricultura familiar e com o semi árido,” e isto está bem estampado nessas ações, fortalecendo a organização da sociedade, do cooperativismo, associativismo, e o semi árido baiano é um dos mais populosos do mundo, e nenhum governador até Wagner assumir tinha olhado com tanto apreço. Então toda vez que vejo isso eu festejo, pois é um respeito profundo ao povo da Bahia”, destacou Joseildo.
Fátima Nunes disse que sua presença em Valente não podia deixar de acontecer, por ser muito conhecida pela luta sindical, e tudo que aconteceu em Valente lhe diz respeito, “eu me sinto agradecida porque essa luta de 40 anos, junto com os agricultores, encontro no governador Rui Costa o verdadeiro apoio para desenvolver as ações, investimentos através do secretário Jerônimo que também é um companheiro histórico nessa caminhada. Antes, nós todos vivíamos batendo na porta para arranjar algum benefício, hoje não, a porta está aberta e nós juntos com as conquistas mais fáceis”, garantiu a deputada.
“Parabenizo aos governos estadual e federal e aos prefeitos de Valente e Serrinha pelas contribuições que facilitarão significativamente o trabalho deste povo no campo, especialmente em época de estiagem,” afirmou o deputado Gika Lopes em seu discurso durante a cerimônia. Gika tem visitado todos os municípios do território do sisal, segundo ele teve voto em metade deles, mas como a região do sisal é a que ele reside está sempre mais presente, embora garanta que é um deputado de toda Bahia e está satisfeito em acompanhar o governador que tem entregado importantes benefícios a exemplo de Valente.
Na comitiva Estiveram presentes o secretário de Cultura, Jorge Portugal, o coordenador da CDA, Antônio Barreto Filho.
Redação CN – Fotos: Raimundo Mascarenhas