O diretor presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura da Bahia (FETAG), Cláudio Bastos, como tem feito a vários anos, cumpriu agenda de visitas as cidades do Território do Jacuípe ( Riachão do Jacuípe e Serra Preta) e território do Sisal (Retirolândia) para acompanhar as comemorações do Dia do Trabalho, que são promovidas pelos sindicatos dos trabalhadores rurais, filiados a FETAG.
Para Cláudio, o maior avanço popular da democracia foi a reeleição da presidente Dilma Rousseff e chamou atenção dos trabalhadores para o 1º de maio, um dia de reflexão e debates. “Participei de grandes manifestações em Riachão do Jacuípe e Serra Preta. Em Retirolândia da posse da nova diretoria e verifiquei, que os trabalhadores estão mobilizados contra essa onda conservadora no nosso país e contra a tentativa de liberar a terceirização para todas as áreas, o que seria extremamente prejudicial para os trabalhadores e para o Brasil”, falou alertou Bastos.
Riachão do Jacuípe
Após participar da caminhada entre a sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, situada na Rua 14 de Agosto, até a concentração na Praça da Matriz, onde houve o ato público reunindo milhares de pessoas e chamando atenção pela diversidade de setores, categorias, movimentos sociais, entidades, lideranças e participantes que chegavam de diferentes regiões do município, Cláudio Bastos disse que é muito importante a presença do povo nas ruas para fortalecer as conquistas obtidas e continuar as mudanças.
O deputado federal Daniel Almeida (PCdoB), também esteve no evento e, ao discursar, falou que 1º de Maio é o momento de aglutinação de todas essas forças e lamentou que, este ano, pela primeira vez em muitos anos, a Câmara dos Deputados não realiza sessão solene para marcar a data. “Não teve sessão solene porque a Câmara deve estar envergonhada com a decisão que tomou com relação à terceirização. Este ano a Câmara não tem o que dizer em favor dos trabalhadores, no entanto, ele acredita que os trabalhadores não vão deixar de buscar a instituição e os parlamentares que compõem a Câmara, para trazer suas bandeiras para os debates e vai sempre confiar que essa voz e debate de conteúdo interferirão no funcionamento da Câmara.
A deputada Neusa Cadore majoritária na maioria dos municípios do Território do Jacuípe também não perdeu a oportunidade de mais uma vez participar da festa do trabalhador, bem como o secretário de Desenvolvimento Rural – SDR Jerônimo Rodrigues e o coordenador de Projetos da CAR Gilmar Bonfim.
Retirolândia
Acompanhado do deputado estadual Alex da Piatã (PMDB), de Gilmar Bonfim representando a CAR, o vereador do PCdoB de Candeal Romário, Cláudio Bastos participou da posse da nova Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Retirolândia, onde foi reempossado João Nilton Ferreira de Santana com presidente, Arnaldo Carneiro, secretário geral, Noé Silvestre Carneiro, tesoureiro, Terezinha Santos Silva, secretária de mulheres e jovens, os suplentes da diretoria executiva e o conselho fiscal.
O deputado estadual Alex da Piatã comemorou as chuvas que caíram no município e parabenizou a nova diretoria e destacou a importância da FETAG na luta dos trabalhadores rurais.
Serra Preta
“A FETAG vem a cada ano se aperfeiçoando pela atuação destemida das últimas gestões classistas, proporcionando melhores oportunidades de vida aos trabalhadores e trabalhadoras rurais”, falou Cláudio Bastos na cidade de Serra Preta, último compromisso no dia dos trabalhadores.
A lado do presidente Braquistone Wagno Silva Santana, Bastos recepcionou o secretário Jerônimo Rodrigues e juntos participaram de mais um ato público.O presidente destacou a boa gestão que Braquistone vem realizando a frente da instituição desde julho de 2012.
Experiente líder sindical, Braquistone já atuou com secretário de política agrícola, agrária e meio ambiente e este ano resgatou uma festa que não era realizada desde 2009.
Cláudio destacou a importância de Jeronimo Rodrigues para a politica de desenvolvimento rural e falou a grande agenda de mobilização que a FETAG está organizando para a terceira semana deste mês, ou seja dias 20 e 21, com o Grito da Terra Brasil, cuja a pauta será entregue ao governador Rui Costa nesta segunda-feira,04, e posteriormente o Grito da Terra Brasil.
Grito da Terra é um espaço de proposição, reivindicação e negociação de políticas públicas para o campo e floresta, além de ser um processo mobilizador, formativo e informativo. A pauta de reivindicações é um documento de construção de propostas para valorizar o espaço rural como um lugar capaz de promover transformações sociais.
Cláudio disse que a FETAG também já se mobiliza para levar uma grande quantidade de mulheres para mais uma Marcha das Margaridas que vai acontecer em Brasília no mês de agosto, ele aproveitou para divulgar mais esse grande movimento que tem a realização da CONTAG e apoio das FETAG’s de todo Brasil.
A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado da Bahia – FETAG-BA é uma entidade sindical de segundo grau, autônoma, sem fins lucrativos e com um invejado histórico de lutas que acumulou nesses 51 anos de existência, comprometidos com as mudanças econômicas e políticas rumo a uma sociedade justa, fraterna e igualitária.
Redação CN * fotos: Raimundo Mascarenhas