A população do bairro Nove de Maio, em Pintadas, teve um dia diferente no último sábado (06), com muita festa e diversão para crianças, jovens e adultos. Graças à força e a parceria da comunidade, durante todo o dia foram realizadas diversas atividades culturais e esportivas, marcando a inauguração do campo de futebol.
Pela manhã, as crianças participaram de oficina de música, pinturas e brincadeiras. Já no início da tarde, foram realizados quatro jogos de futebol masculino e feminino. À noite, foi a vez do bingo beneficente e encerramento com show musical.
O evento contou com apoio do comércio local, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de pessoas físicas e da sociedade civil organizada. Um desses exemplos foi a Associação de Mulheres Pintadenses, que contribuiu com a doação e produção dos lanches que foram vendidos para arrecadar fundos para a comunidade.
“Moro aqui há cinco anos e é a primeira vez que estamos tendo um dia como esse. Eu achei ótimo. É pra continuar sendo assim, porque isso afasta as crianças dos bares e das drogas”, disse Marinalva Conceição da Silva, 46 anos, mães de dois filhos que participaram das atividades.
“Estamos mostrando para comunidade que as coisas só dão certo se a gente tiver parceria, humildade e o espírito da coletividade”, afirmou Lucas Mendes. Ele era um dos organizadores do evento e estava muito feliz com o resultado do trabalho.
Força Jovem
O evento também demonstrou o protagonismo da Força Jovem, um grupo de adolescentes e jovens que nasceu há pouco mais de dois meses e esteve na linha de frente dos trabalhos. “Primeiro nós formamos o grupo e depois começamos a discutir como queremos o bairro e o que queremos mudar”, explicou Vilma Silva Oliveira, 20 anos. Ela ressaltou que a primeira ideia do coletivo foi ter o campo de futebol para que os meninos não precisassem se deslocar para outros lugares e para ser também um espaço de lazer, depois vai discutida a criação de um parque. “Foi um evento ótimo, com muita participação, todo mundo empolgado, os moradores ajudaram bastante”, disse ela contente com o envolvimento da população.
Texto Lourivânia Soares