Termina nesta sexta-feira (12) a campanha de vacinação contra a gripe em Salvador. Cerca de 169 mil pessoas entre idosos, crianças (entre 6 meses e menores de 5 anos), gestantes, puérperas (mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias), trabalhadores de saúde e portadores de doenças crônicas ainda não procuraram os postos de saúde para receberem a vacina.
Mais de 445 mil soteropolitanos, 72,4% do público-alvo, foram imunizados. A 17ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe começou no dia 4 de maio e tinha como previsão de encerramento no dia 22 daquele mês. O prazo, entretanto, foi prorrogado pelo ministério na tentativa de atingir a meta.
A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano – A/H1N1, A/H3N2 e influenza B. O governo ressaltou que a dose é segura e considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe.
Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe, o ideal é fazer a imunização antes do início do inverno. O período de maior circulação da doença vai do fim de maio até agosto.
Para receber a dose, é importante levar o cartão de vacinação e um documento de identificação. Pessoas com doenças crônicas ou com outras condições clínicas especiais também precisam apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina.
Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem se dirigir aos postos em que estão registrados para receber a dose, sem necessidade de prescrição médica. A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática ou para pessoas que tenham alergia grave a ovo de galinha e seus derivados.
Correio24H