Foi aberta na última segunda-feira (8), a II Semana de História em Conceição do Coité. O evento programado pelo colegiado do curso em parceria com o Diretório Acadêmico Carlos Marighela, está sendo realizado na Uneb Campus XIV e pretende oferecer oportunidades para a apresentação de pesquisas em diversos campos da área, e também constituir-se como fórum de formação continuada para alunos e professores. Um dos objetivos é reunir pesquisadores, professores e alunos, tanto da rede fundamental, quanto estadual e universitários.
Aquecendo a discussão com o questionamento do currículo, Cléber Simões, professor do Campus, relatou a importância de mudar a rotina pedagógica e enfatizou a necessidade de estudar história, apesar de não ser uma matéria tão querida pelos alunos do fundamental e ensino médio e propôs uma análise sobre os modos e práticas de ensino e os mecanismos de avaliação.
Questionados pelos docentes da Uneb, os graduandos expuseram as dificuldades enfrentadas no decorrer do curso, a deficiência de infraestrutura dos laboratórios e o receio após enfrentarem o estágio.
Robenilton, coordenador de história do município, relatou o quão é importante a função do coordenador no planejamento dos conteúdos a serem aplicados nas escolas e ressalta que são realizadas cerca de quatro reuniões anuais com os professores para montar esse planejamento. Porém, queixou-se da problemática na escolha dos livros didáticos e que pouco a pouco está tentando amenizar.
Durante o debate, foi questionado a inclusão da história de Coité nas salas de aula. Perpetua Boaventura, secretária de Educação, disse que houve uma época em que foi oferecido um atlas com os relatos do município, mas que ao ser avaliado não preenchia os requisitos exigidos, pois a maioria das informações haviam sido pesquisadas na internet e não iam de encontro com a realidade vivida pelos coiteenses e solicitou o auxílio da universidade na construção desse material.
No final do dia, alguns encaminhamentos ficaram decididos; além da inclusão da história local, o reforço da parceria entre UNEB x Secretaria de Educação, para que os materiais já produzidos possam ser aproveitados no enriquecimento intelectual dos alunos.
O evento terá três dias de duração. Segue a programação abaixo:
09/06- Manhã
-Credenciamento Minicursos e Oficinas de História
Tarde
-Simpósios temáticos
Noite
– Mesa Redonda 1: Sujeitos na Sertaneidade
Gilmário Brito (UNEB)
Claúdio Vasconcelos (UNEB)
Mônica Sepulveda (SEC/BA)
10/06- Manhã
-Minicursos e Oficinas de História
Tarde
-Simpósios temáticos
Noite
-Mesa Redonda 2: História na Literatura
Graziele Reis (IFBA)
Nancy Assis (UNEB)
Valter Soares (UEFS)
11/06- Manhã
-Minicursos e Oficinas de História
Tarde
-Mesa Redonda 3: Estudos étnicos e História.
Wilson Mattos (UNEB)
Irinéia Franco (UFAL)
Bel Pires (UNEB)
Marluce Macedo (UNEB)
Noite
-Conferência do encerramento
Thaise Ewbank/ Fotos: Uneb Coité