Terminou no sábado (13), em Salvador, o 5º Congresso Nacional do PT e ao falar para imprensa, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, disse que a maior vitoria do encontro foi à militância petista e não a presidente Dilma Rousseff. “A presidenta não estava sendo julgada nesse encontro. Aliás, ela disse claramente de que lado ela está no seu discurso, ela é do PT”, resumiu Falcão ao destacar a participação de Dilma na abertura do Congresso petista, na quinta-feira (11).
O presidente negou que o partido tenha feito um encontro esvaziado ou com poucas decisões de importância para o futuro da legenda e que a resolução aprovada no congresso seja branda em críticas ao governo Dilma e ao ajuste fiscal coordenado pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy.
Para Falcão, o texto final foi construtivo e não maniqueísta. “Houve críticas sim à política econômica, embora não dessa forma de ‘fora Levy’, personificando críticas no ministro ou na presidência da República”, argumentou. Ele citou a pauta de crítica ao patamar de juros altos na economia e a sugestão de política cambial que estimule exportações como exemplos das críticas construtivas que partiram do PT no encontro.
Segundo a Agência Brasil, todas as deliberações aprovadas no congresso vão constar no documento final do encontro, chamado Carta de Salvador. Durante o congresso, o PT também decidiu manter aliança política com PMDB e manteve a decisão anterior da cúpula de não aceitar mais doações financeiras de empresas e foram rejeitadas pela maioria as emendas que criticavam o ministro da Fazenda, Joaquim Levi, e propunham a volta da cobrança da CPMF, conhecido como imposto do cheque.
Leia Também
5º Congresso do PT: Lula dá injeção de ânimo na militância e pede que continue firme na luta
Avaliação de lideranças sobre o Congresso e atual conjuntura.
O Congresso foi bastante participativo, abrindo inclusive para a militância participar. O líder petista natural de Monte Santo, Adailton Andrade, destacou a transformação que houve em especial na região nordeste, mais precisamente em Monte Santo na área de recursos hídricos, estradas e aqueles que atendem as camadas mais carentes que eram esquecidas antes das gestões petistas.
Para Domingos Magalhães, PT de Santaluz, é notório as conquistas sociais e de oportunidades de renda para a população mais carente do Brasil, nos últimos 13 anos, de governo do PT, principalmente nas politicas de inclusão e erradicação da Miséria.
“Resultado da bandeira do PT e dos princípios ideológicos do partido, de uma forma diferente de vê os pobres e de vê mundo, mais humana e mais fraterna. Contudo, o crescimento do partido e o sistema politico no qual vive brotô aqui e acolá erros de atuação com problemas de corrupção”, falou Domingão como é conhecido.
Para o líder petista, agora tem que refletir sobre sua trajetória e rever princípios, valores e beber dos anseios da sociedade e dos movimentos sociais, e seguir rumo a uma sociedade mais justa. “Reconhecer erros, punir culpados e seguir com os ideais de que nortearam seu nascimento. Cabe a todos os petistas participar deste momento no sentido de refletir, corrigir e seguir em frente com os chinelos da humildade, sempre convicto de onde veio e para onde quer ir. Somente assim seguiremos rumo a uma sociedade mais justa. Este deve ser o dever de todo petista. O PT junto com o povo pode seguir transformando o Brasil e o Território do Sisal, para bem melhor”, concluiu Magalhães.
Outro líder sindical ligado ao PT, Urbano Carvalho, que tem como base principal o município de Conceição do Coité, no território do sisal, destacou a forma democrática como o PT é conduzido. Para Carvalho, é indiscutíveis os avanços nas gestões petistas e as mudanças visíveis na vida do povo. ” Existe falhas que devem ser corrigidas, mas não podemos esquecer também tudo de bom que aconteceu nos governos federal e estadual depois ue passaram a ser governados pelo PT”, avaliou Urbano ex-presidente do PT de Coité, partido que por duas vezes o lançou candidato a deputado estadual.
Urbano aproveitou para lembrar a gestão petista de Conceição do Coité, conduzida pelo prefeito Francisco de Assis, que segundo ele, vem trabalhando mais que os 40 anos anteriores que políticos “ultrapassados”, administraram o município.
A vereadora de Valente Maria Madalena, “Leninha”, parabenizou o PT pela forma de decidir sua atuação, sempre em congressos, seminários, conferências, etc. “Fico feliz pelo crescimento do PT no território do Sisal comovem todo país, elegemos vários prefeitos, vereadores, deputados, senadores e principalmente garantimos a reeleição de Dilma e a eleição de Rui. Ampliamos o número de filiados e simpatizantes, com esse crescimento e as mudanças significativas na vida do povo, aumentou a raiva da elite brasileira, os que sempre acharam que o Brasil era só deles. Esse momento que estamos passando, requer de nós militantes um maior empenho para combater a ofensiva da direita através principalmente dos grandes meios de comunicação. Fortalecer o PT é garantir a continuidade da melhoria de vida dos que mais precisam”, falou a vereador.
Elisângela Araújo, coordenadora Geral da FETRAF-BRASIL, destacou as políticas públicas implantadas que valorizaram a atividade da agricultura familiar, assim como reconheceu seu potencial produtivo e ativo economicamente. Elisângela lembrou também o Pronaf, crédito fundiário e solidário, seguro agrícola, o programa de habitação, Luz Para Todos, as políticas de desenvolvimento territorial, Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), assim como a produção nos assentamentos da reforma agrária, são conquistas importantes que tivemos e mostram que a agricultura familiar tem capacidade, está com vontade de transformar e que a reforma agrária é viável nesse país.
Elisângela foi uma das componentes da mesa de abertura dividiu o espaço com Lula, Dilma, prefeito de São Paulo Fernando Haddad, Ministro da Defesa Jaques Wagner, governador Rui Costa, entre outros grandes nomes, do partido em todo país.
O ex-vereador de Santaluz José Hamilton, também avaliou como bastante importante, ao saber da decisão de Lula em convocar a militância para voltar a luta constante como sem foi a marca do partido, Zé Hamilton disse que pela parte dele nunca desanimou e mantém sempre os contatos, tem se reunido com lideranças, ” mesmo com toda essa crise, nós em Santaluz temos feito filiações, este ano pelo menos umas cinquenta já realizamos, e acho que esse é o caminho”, frisou Zé Hamilton.
Outro ponto que o petista luzense disse estar em acordo com Lula é quanto a imprensa, segundo ele ” as grandes mídias” nunca aceitaram o PT, o partido tem cometido algumas falhas, mais quando cai na mídia ele conseguem triplicar o problema na tentativa de desgastar ainda mais”, lamenta José Hamilton.
O vice-prefeito do município de Riachão do Jacuípe, Francisco Tadeu Carneiro Filho, também avaliou de forma positiva o congresso. “Dr. Francisco”, como é conhecido, é um dos nomes do partido para disputar a Prefeitura do município localizado no território do Jacuípe onde a PT administra 5, dos 16 municípios.
No Congresso o único prefeito do Território do Sisal presente foi Osni Cardoso do Município de Serrinha, ele que também preside o CONSISAL
Por: Raimundo Mascarenhas