Em consonância com o CPECC (Centro de Promoção da Educação, da Cultura e da Cidadania), o DECULT (Departamento de Cultura) da Secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (Prefeitura Municipal de Conceição do Coité), nos dias 31 de julho a 04 de agosto de 2015, promove, em solo coiteense, o Intercâmbio Cultural: Brasil com Argentina, intitulado “A Arte de Tirar Som”. Objetivando, assim, proporcionar integração, difusão artístico-cultural, economia solidária criativa e valorização das artes latino-americanas, a partir do diálogo Brasil / Argentina, via as artes integradas de Coité e a magia da atração convidada, Rodrigo Díaz (arte-educador e percussionista argentino).
Segundo o diretor do DECULT, Fredson Costa, o Intercâmbio será um momento mágico, espaço de troca de saberes entre os artistas dos países envolvidos (Brasil e Argentina), integração entre povos, culturas e circulação de artes. “O Projeto é um caminho de possível aprendizado nas múltiplas formas de se tirar sons harmônicos do próprio corpo humano, de instrumentos percussivos, e oportunidade de brincar e fazer ritmos com objetos variados do cotidiano. Exercitando, assim, as inteligências múltiplas, por meio de místicas, dinâmicas educativas e vivências”. Assegura o gestor cultural.
Edmundo Cardoso, artista popular coiteense, um dos idealizadores do evento, salienta que “Rodrigo Díaz é um companheiro argentino, um mágico do som, que alegra o ambiente com seu corpo rítmico, em sintonia com outros corpos envolvidos. Animando, assim, o público com sons extraídos de diversos materiais reutilizáveis, a exemplo de baldes, panelas, madeiras, ferros, garrafas, dentre outros”.
O Projeto A Arte de Tirar Som, certamente, dará mais sabor e sonoridade aos principais contemplados, em Conceição do Coité. Dias 31 de Julho a 04 de agosto de 2015, a cidade vai ser agraciada com workshops, oficinas e apresentações culturais diversas, através desse intercâmbio cultural, que tem como convidado especial o arte-educador argentino, Rodrigo Díaz, bem como artistas coiteenses envolvidos, nessa iniciativa.
Serão envolvidas entidades da periferia e do centro da cidade coiteense, tendo em vista proporcionar formação humano-afetiva, troca de saberes, difusão cultural, turismo artístico e promoção cidadã. A Escola Municipal João Paulo Fragoso, o Colégio Estadual Antonio Bahia, o Projeto Santo Antonio de Música, o Núcleo de Dança Fênix, o Batuque Social, o Ponto de Cultura do CPECC, os grupos de capoeiras e o Centro Cultural serão os espaços estratégicos dessa importante celebração.
Para Saulo Cardoso, coordenador do CPECC, “A Arte de Tirar Som, acontecendo em nosso município, despertará talentos e proporcionará o fortalecimento de mais parcerias em defesa da cultura de nossa gente, motivando a descoberta de novos valores, o aumento de um capital social em defesa de uma vida mais alegre e fraterna, via o fomento das artes percussivas, de maneira lúdica, sustentável e cidadã”. Cardoso também salientou que está muito contente com a parceria firmada com o DECULT e as entidades educacionais envolvidas, na programação, que segue.
PROGRAMAÇÃO:
Dia 31/07 – A partir das 13h.: Workshop e oficina percussiva (Corpos Rítmicos) no Teatro da OSA-Coité (Bairro: Alto da Colina);
Dia 01/08 – Ás 17h.: Workshop (Corpos Rítmicos), no Ponto de Cultura do CPECC (Pampulha).;
Dia 02/08 – Projeto Domingo Mágico (Centro Cultural), às 17h Domingo, às 17h.
Dias 03 e 04 (turnos diurnos): Oficinas de percussão e apresentações culturais na Escola João Paulo (03/08) e no Colégio Antônio Bahia, no centro da cidade;
Dia 03: Oficina (Corpos Rítmicos), no Ponto de Cultura do CPECC (Pampulha); 19h
Dia 04: A partir das 17h.: encerramento do Projeto A Arte de Tirar Som, no Calçadão da Cultura (Centro Cultural). Presença dos grupos de capoeiras locais – Batuque Social – OSA – Núcleo de Dança Fênix – grupos teatrais da cidade, estudantes – artistas populares coiteenses e públicos em geral.
Redação Calila Notícias com informação do Comitê Organizador do Projeto.