Será lançada pela Editora Perse, esta semana, uma coletânea com os últimos artigos de opinião do teólogo e filósofo araciense José Lisboa, que faleceu no início deste ano, após lutar bravamente contra o câncer. Lisboa era nacionalmente conhecido por prestar assessoria filosófico-teológica a diversos grupos religiosos e populares.
O novo livro “Diálogo Fecundo, por uma Igreja sem alfândegas e aduaneiros” analisa o perfil da Igreja na atualidade, abordando desde a surpreendente exortação apostólica do Papa Francisco, Evangelii Gaudium, até o neoconservadorismo católico. Lisboa responde com maestria às questões sobre os principais desafios dos cristãos, no século XXI. O conteúdo é indispensável àqueles que já são capazes de refletir sem medo em torno de suas práticas religiosas.
Considerado por muitos como uma personalidade forte e polêmica, o teólogo doutorado pela Universidade Gregoriana de Roma exerceu, até seus últimos momentos de vida, a solidariedade humana que justifica a firmeza de suas opiniões. A viúva Ana Márcia Guilhermina conta que, em seus últimos instantes, Lisboa se esforçava para ajudar outro paciente na enfermaria e, mesmo em circunstância difícil, não abdicou da fé, perguntando sempre o que a Trindade Santa desejava dele, nessa nova etapa em que se encontrava o seu espírito imortal.
O livro será lançado nos formatos físico e digital, sob encomenda. Os leitores interessados poderão adquirir qualquer uma das versões, diretamente através do site da editora.
CAPA
por: José Avelange