Foi apresentado, na última terça-feira (28), o Plano Aeroviário do Estado da Bahia (PAEBahia), em Salvador. De acordo com o governo baiano, R$ 800 milhões serão investidos, via poder público e concessões, em 20 aeroportos da Bahia. O projeto, que é de responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), tem metas até o ano de 2033 e prevê a reunião de dados geográficos e socioeconômicos dos municípios baianos onde têm aeroporto.
Conforme informações da Seinfra, os terminais aéreos de Lençóis, na Chapada Diamantina, na Guanambi, no sudoeste, e Barreiras, no oeste serão ampliados. Já os de Ilhéus e de Feira de Santana, segundo o governo, devem receber incremento nos terminais de cargas. O plano pode ser acessado online.
O governo baiano apontou que um decreto que reduziu a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o combustível para voos regionais de 17% para 7%, que foi sancionado no ano de 2013, apoiou a ampliação do número de cidades beneficiadas com linhas regulares.
Hoje, a Bahia tem nove aeroportos com rotas comerciais no interior, que ficam nas cidades de Ilhéus, Porto Seguro, Feira de Santana, Teixeira de Freitas, Valença, Lençóis, Barreiras, Paulo Afonso e Vitória da Conquista.
G1.com